Um click para o muno das notícias! » Opinião » 😱 Mas o QUE ESTÁ ACONTECENDO na ÁFRICA DO SUL 🤔?

😱 Mas o QUE ESTÁ ACONTECENDO na ÁFRICA DO SUL 🤔?

O parlamento da África do Sul reelegeu Cyril Ramaphosa como presidente do país, na sequência de um acordo de coligação histórico entre o Congresso Nacional Africano (ANC) e os partidos da oposição.

O novo governo de unidade nacional combina o ANC de Ramaphosa, a Aliança Democrática (DA) de centro-direita e partidos mais pequenos.

No seu discurso de vitória, Ramaphosa saudou a nova coligação e disse que os eleitores esperam que os líderes “ajam e trabalhem em conjunto para o bem de todos no nosso país”.

O acordo foi discutido num dia de grande drama político, que viu a Assembleia Nacional reunir-se até tarde da noite para votar para confirmar quem deteria o poder na nova administração.

O ANC obteve 40% dos votos, enquanto o DA ficou em segundo lugar com 22%. O secretário-geral do ANC, Fikile Mbalula, classificou o acordo de coligação como um “passo notável”.

Isso significou que Ramaphosa – que substituiu Jacob Zuma como presidente e líder do ANC após uma dura luta pelo poder em 2018 – foi capaz de manter o poder. O próximo passo é o Sr. Ramaphosa alocar cargos no gabinete, que incluirão membros da Aliança Democrática.

O acordo multipartidário não envolve dois partidos dissidentes do ANC, e eles provavelmente beneficiarão se não conseguir proporcionar as melhorias económicas exigidas pelos eleitores.

Mas as sondagens de opinião sugerem que muitos sul-africanos desejam que esta grande coligação sem precedentes tenha sucesso.

Entre os líderes partidários que falaram depois do acordo na sexta-feira estava Julius Malema, chefe dos Combatentes pela Liberdade Económica – o partido que fundou depois de deixar o ANC em 2013.

Disse que embora o seu partido aceitasse “os resultados e a voz do povo da África do Sul”, criticou o acordo:

“Não concordamos com este casamento de conveniência, para consolidar o poder do monopólio branco sobre a economia e os meios da produção na África do Sul.”

A África do Sul, mesmo com a ANC no poder continua a NAÇÃO MAIS DESIGUAL DO MUNDO, sendo a raça um fator determinante.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Jornal Visão Moçambique. 2024 © Todos os direitos reservados.