Internacional
50 Empresas Lideradas por Mulheres de 10 países participam na Missão Comercial em Manchester

No dia 11 de Fevereiro, cinquenta empresas lideradas por mulheres, oriundas de países de África e Ásia, irão participar em reuniões business-to-business com companhias britânicas na Câmara de Comércio de Greater Manchester, como parte de uma missão comercial de três dias.
A delegação é composta por empresárias de Bangladesh, Gana, Mongólia, Moçambique, Nepal, Nigéria, Quénia, Paquistão, Ruanda e Zimbabwe, que actuam nos sectores de alimentos frescos e processados, têxteis e vestuário, artesanato, beleza, bem como em tecnologia da informação e outsourcing de processos de negócio.
Durante esta missão, as participantes terão a oportunidade de obter contacto directo com compradores britânicos e de adquirir conhecimentos aprofundados sobre os requisitos para entrada no mercado, por meio de visitas a empresas britânicas relevantes e sessões informativas com intervenientes-chave – incluindo câmaras de comércio, instituições especializadas, organismos reguladores e entidades comerciais.
Ao envolver diversas câmaras de comércio, este evento propicia trocas significativas de informação sobre o panorama empresarial do Reino Unido, fortalecendo as relações económicas bilaterais entre o Reino Unido e os dez países que integram a delegação. Para as empresas britânicas, a iniciativa representa uma oportunidade de diversificar os seus fornecedores, aumentar a competitividade dos seus produtos e impulsionar as exportações globais, em sintonia com a agenda comercial do Reino Unido, especialmente num contexto de declínio da manufatura nacional.
Esta missão comercial integra o programa SheTrades Commonwealth+ Programme, implementado pelo International Trade Centre e financiado pelo United Kingdom International Development. Organizado em colaboração com a Câmara de Comércio de Greater Manchester, e em parceria com as Câmaras de Comércio de Greater Birmingham, Londres, e das regiões de West e North Yorkshire, o evento visa potenciar o acesso ao mercado para as empresas lideradas por mulheres.
Michelle Kristy, gestora do ITC SheTrades Commonwealth+ Programme, afirmou:
“A missão comercial em Manchester proporciona às empresas lideradas por mulheres exposição directa aos compradores britânicos, oferecendo-lhes um impulso inicial para estabelecer conexões de negócio. Para as empresas do Reino Unido, este encontro business-to-business permite diversificar os seus fornecedores e tornar-se mais competitivas, apoiando ainda iniciativas de comércio para o desenvolvimento e aumentando a participação das mulheres no comércio.”
Susana Córdoba, Chefe de Comércio Internacional da Câmara de Comércio de Greater Manchester, acrescentou:
“A Câmara tem sido um forte apoiador da iniciativa SheTrades. No ano passado, apoiámos várias missões comerciais para a Ásia e África, durante as quais os nossos membros estabeleceram conexões valiosas com potenciais empresárias. Este ano, pela primeira vez, estamos a colaborar com os nossos parceiros para acolher uma delegação de 50 empresárias de 10 países diferentes. Esta é uma oportunidade única para os membros da Câmara e para as empresas de Greater Manchester e de outras regiões conhecerem novos fornecedores em diversos sectores.”
A missão comercial tem como objectivo fortalecer o acesso ao mercado para empresas lideradas por mulheres, através do aumento da exposição e do intercâmbio de informações – incluindo os requisitos atualizados do mercado e novas oportunidades de negócio. Esta iniciativa alinha-se com os objectivos do programa, que procura promover um ambiente de negócios mais inclusivo e desbloquear maiores oportunidades para as empresárias, ao mesmo tempo que reforça as relações comerciais bilaterais entre o Reino Unido e os 10 países representados nesta missão.