A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

O Presidente da República já se referia desta forma de desinformação e frisou nesta sexta-feira que o povo devia esperar ouvir das autoridades competentes qualquer assunto relacionado ao COVID-19.

A manhã de hoje esteve agitada nas redes sociais e em alguns bairros já há zumbidos de existências de casos de COVID-19.

Tudo, começa quando uma informação sem citar fontes credíveis nem nomeadas circulou na página do Canal de Moçambique, dizendo que há casos confirmados de COVID-19. A informação que era buscada com muita seriedade acabou gerando pânico nos internautas que pesquisavam a todo custo para saberem se era ou não verdade. Ao que tudo indica o site e a fan page do CANAL MOZ pode ter sido hackeada ou alguém precisa explicar o sucedido.

A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

O Jornal Visão recomenda a revisão de todos conteúdos noticiosos que possam aparecer na rede e vindas apenas de bloguiros e que citam fontes invisíveis. Lembre-se que estamos num problema de saúde de magnitude mundial e apenas comissões autorizadas e devidamente instruídas na matéria podem se pronunciar.

A situação que se vive em Moçambique em particular e no mundo em geral, não é para ser de zombarias e precisa de muito cuidado, se não muitas vidas podem perecer antes do Tempo.

Se todos blogueiros moçambicanos estarem apenas para buscar likes e views, muitos vão morrer por conta disso. Há que se ter o sentido de humanismo e respeito pela vida que é o nosso maior valor.

Se realmente há urgência e importância em ganhar likes e views senhores blogueiros que seja na busca de respostas certas aquém de direito.

EXEMPLOS DE FAKE NEWS

A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

 

8 passos para identificar Fake News

 

No início do ano, um texto acompanhado de áudio em tom de alarde começou a circular em aplicativos de mensagens, gerando apreensão em quem o recebia.

  • Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo.

Muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável, missão. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos.

Site que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.

  • Preste atenção na data da publicação

Veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.

Leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.

Duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.

  • Veja se não se trata de site de piadas

Alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.

  • Só compartilhe após checar se a informação é correta

Não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que você compartilha.

  • Use o Saúde Sem Fake News

Mande sua mensagem duvidosa sobre saúde e coronavírus para o nosso whatsapp que lhe encaminhamos as instâncias competentes.

 

A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

2.501

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “A Desinformação em Moçambique já começou e o povo está agitado

    1. CANALMOZ é um veículo de comunicação social conhecido.
      Tem que ser responsabilizado se divulgou fake news sobre assunto tão sensível.
      Pessoalmente não vejo porquê o Governo iria ocultar informações sobre casos de coronavírus, pois essa doença funciona como a gravidez: SEMPRE VIRÁ À TONA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: