A ENERGIA SEM TAXA ANUNCIADA POR NYUSI AINDA ESTE ANO ERA UMA “FANTOCHADA”

A ENERGIA SEM TAXA ANUNCIADA POR NYUSI AINDA ESTE ANO ERA UMA “FANTOCHADA”

A controvérsia sobre o assunto é confirmada pela Secretária de Estado da província de Maputo, Vitória Dias Diogo, aquando da Visita do Príncipe da Noruega.

A Secretaria do Estado  da Província de Maputo, Victória dias Diogo na sua intervenção disse que com o projecto “energia para todos”, mostra-se claramente que o governo de Moçambique quando promete cumpre. “Para Matlemele já começamos com energia e iremos continuar com os projectos de Desenvolvimento para os moradores desta zona residencial”, adiantou.

Vitória Diogo, revelou que o projecto energia para todos não está no pacote de ligação de sem taxas mais sim leva custos e que neste momento está   sendo feito em Maputo cidade  e província, Manica e Lichinga onde serão beneficiários, uma média de 420,000 famílias ( Quatrocentas e Vinte Mil) das quais segundo a governante 200,000 ( Duzentas mil ) já tem energia nas suas residências.

Victória Diogo falava a população  de Matlemele na presença dos doadores do Projecto revelado pelo Presidente da República no seu primeiro discurso a não moçambicana após sua recondução ao cargo.

As expectativas ainda continuam enormes em relação ao projecto “Energia para todos” que afinal iniciou no segundo ano do primeiro mandato de Filipe Nyusi e que só agora é feito público.

“Energia Elétrica, o bem-estar humano são sectores fundamentais para o desenvolvimento de um país” afirma o Príncipe da Noruega Haakon

Sua Alteza Real Príncipe Herdeiro Haakon da Noruega visita Moçambique, Príncipe Haakon na sua visita a moçambique acompanhado pelo Ministro Norueguês de Desenvolvimento Dag-Inge Ulstein e pelo vice Ministro do Comércio Lucie Katrine Sunde-Eidem deslocou-se ao país para o estreitamento da cooperação bilateral entre ambos, os quais mantêm uma parceira há mais de 40 anos e que inclui colaboração em áreas sobre o Desenvolvimento , Diálogo Político e Sector privado .

Haakon e a sua delegação visitaram vários lugares  mantiveram muitos encontros com Instituições do Estadio e sector privado, um dos  quais que foi a visita ao bairro Matlemele onde testemunhou uma ligação de Energia Eléctrica, numa das casas de construção precária  no âmbito de projecto Energia para todos,projecto esse que está sendo levado a cabo desde 2019 passado  e tem como objectivo fazer 38,000 ligações onde até agora já foram abrangidas 9,000 famílias.

Na sua intervenção Haakon disse que a energia é um factor econômico, até para o alcance de todos objectivos de Desenvolvimento. O Príncipe, aponta que o objectivo de Desenvolvimento sustentável e num futuro mais próximo seu país, vai apoiar Moçambique para que todos tenham energias nas suas casas pois “acreditamos nós que com energia as famílias poderão ter pequenos negócios”, avançou .

O Ministro Norueguês de Desenvolvimento Dag – inge Ulstein  afirmou que o Governo do seu país tem uma parceria com Moçambique há mais de 40 anos e a cooperação no sector de energia é fundamental. “Desde 2016 a Noruega duplicou o seu apoio o projecto de energia para todos”, referiu.

Sem esconder o Ministro Norueguês Desenvolvimento disse que no momento não tem ideia do volor exacto para materialização deste projecto e garante que o apoio para este sector de energia é fundamental e crucial para seu país .

O Ministro da Energia Ernesto Tonela diz que o projecto na sua primeira fase para Matola e Maputo, serão feitas 38,000 novas ligações, “acreditamos que até o fim desde ano vamos cumprir a meta das ligações”, avançou Tonela.

Para o Titos Sitóe morador de Matlemele e dono da casa que foi escolhida para fazer a primeira ligação do projecto “Energia para todos”, a felicidade é tanta muito feliz pois com a energia poder começar os pequenos negócios para dar sustento a sua família.

O régulo de Matlemele Ernesto Matola, o projecto energia para todos é bem vindo  pois, “nós cá passávamos mal por falta de energia, vivíamos com medo pois a onda de criminalidade era elevada mas com energia esperamos que diminuam.

É importante frisar que o projecto energia para todos não está no pacote de ligação de sem taxas mais sim leva custos e que neste momento está   sendo feito em Maputo cidade  e província, Manica e Lichinga onde serão beneficiários, uma média de 420,000 ( Quatrocentas e Vinte Mil famílias) e que 200,000 ( Duzentas mil ) família já tem energia nas suas casas.

Leia mais aqui:

Edição 104 – 14 de Fevereiro 2020
762

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: