São os primeiros cantores africanos a atingirem essa marca na rede da companhia Google em apenas 5 anos.
A música que tornaria os irmãos Calema em celebridades e cantores de fama mundial, atingiu esta semana 100 milhões de visualizações. Este marco ultrapassa as expectativas de qualquer que seja a músicas produzida por africanos e ou seja, durante os últimos 5 anos foi o vídeo mais assistido nas redes sociais em comparação com muitos outros, embora alguns até tenham sido patrocinados para ganharem views.
Calema é uma dupla musical de irmãos de São Tomé e Príncipe, com origem em Portugal, formada pelos dois irmãos, António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira. O nome da dupla refere-se à ondulação especial na costa africana.
Ainda, de acordo com o site BEWARE, os Calema dois irmãos gémeos, Fradique e António Mendes Ferreira, nascidos em 1992 em São Tomé e Príncipe e actualmente a residir em Portugal, onde produzem a sua música e onde têm sido reconhecidos com grande sucesso. São compositores, letristas e intérpretes das suas próprias músicas e o seu nome significa uma especial ondulação na costa Africana.
Ainda crianças, os dois artistas deixaram-se influenciar pela música brasileira, e, com a ajuda de um empurrão dado pelos pais, começaram muito cedo a cantar em conjunto. Foram para Portugal para continuar os estudos – um especializou-se em Multimédia, o outro em Vídeo -, mas a música nunca os abandonou. Utilizaram o YouTube para publicar os primeiros covers, e, mais tarde, em 2011, rumaram a França, onde deram os seus primeiros concertos ao vivo.
Passaram pelas provas cegas no The Voice França e apesar de não terem passado, a experiência deu-lhes alguma notoriedade em França. Anos depois foram contactados por Anselmo Ralph que notou o talento dos dois e convidou-os a participar num musical português. Mais tarde ganharam o concurso Lusartist e começaram a compor o seu primeiro álbum que hoje conhecemos como “Bomu Kêlê” (que significa “vamos acreditar”), contando com temas em crioulo e em português, oferecendo-nos depois um segundo álbum de sucesso “ANV” ou “A Nossa Vez”, onde está, por exemplo, a canção A Nossa Vez, que terminou o ano de 2017 como o vídeo mais visto no YouTube cantado na lusofonia.
Em Fevereiro de 2019 foram anunciados como compositores e intérpretes da música “A Dois” que participou no Festival da Canção 2019.
Já gravaram temas com artistas africanos e brasileiros, como Rapaz 100 Juiz e Kataleya.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.