A PARTIR DE JUNHO ACCIONISTAS DA HCB COMEÇAM A RECEBER LUCROS DO EXERCÍCIO DE 2020

0
Evolucao dos dividendos da HCB de Maio

Evolucao dos dividendos da HCB de Maio

Uma nota de imprensa enviada à redacção do Jornal Visão esta semana, aponta que a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, irá proceder, no próximo dia 14 de Junho de 2021, ao pagamento de cerca de 150 milhões de meticais em dividendos aos accionistas da série B, designadamente cidadãos, empresas e instituições, que entraram na sociedade como resultado da oferta pública de venda de acções realizada em 2019.Trata-se de dividendos relativos ao exercício económico findo a 31 de Dezembro de 2020, aprovado em Assembleia Geral Ordinária realizada a 30 de Abril de 2021, cujo valor bruto é 0,111 Meticais (zero vírgula cento e onze Meticais) por acção, o que representa um incremento de 73,6% em relação aos dividendos pagos em 2020.
A nota refere ainda que o pagamento dos dividendos de 2021 decorre da aprovação da aplicação dos resultados no montante de 9.8 mil milhões de Meticais em que 40% foram destinadas as reservas livres, 30% as reservas de lucros a realizar e 30% aos dividendos.
Ressalva-se que os dividendos em questão estão sujeitos a uma taxa liberatória de 10% em sede do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRPS), e impostos de rendimento de pessoas colectivas (IRPC) e outros encargos eventualmente cobrados pelos bancos.
“Apartir do dia 15 de Junho de 2021, os accionistas poderão confirmar o recebimento dos dividendos nas instituições bancárias onde as acções se encontrem depositadas na conta de registo de titularidade”, lê-se na nota.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *