A África do Sul vai reabrir 20 passagens de fronteira terrestre para permitir viagens normais, retirando as restrições implementadas no mês passado para controlar o aumento das infecções por coronavírus, disse o Ministério do Interior no sábado.
O ministério disse que os pontos de fronteira terrestre, incluindo aqueles com o Zimbabwe, Moçambique e Botswana, iriam reabrir depois de serem fechados a 11 de Janeiro.
“A gestão ativa e ordenada de pessoas através de nossas fronteiras é uma parte importante da abordagem ajustada ao risco geral do país para controlar a propagação do COVID-19”, disse o Ministro de Assuntos Internos Aaron Motsoaledi.
Motsoaledi vai visitar a travessia do Posto Fronteiriço do Lebombo, um dos quatro portos terrestres mais movimentados, na fronteira com Moçambique na segunda-feira para acompanhar o processamento dos viajantes.
A África do Sul registrou o maior número de infecções e mortes por coronavírus no continente africano, com mais de 1,49 milhão de casos e mais de 47.000 mortes no final de sábado, de acordo com o Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade Johns Hopkins nos EUA.
Foi duramente atingido por uma segunda onda de infecções ligadas a uma nova variante chamada 501Y.V2, que foi identificada na África do Sul no ano passado.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.