Afrobasket 2025: Moçambique perde com Mali e falha meias-finais

A seleção feminina de basquetebol de Moçambique perdeu esta quinta-feira diante do Mali por 86-68, em Abidjan, ficando fora das meias-finais do Afrobasket 2025. Com este resultado, as “Guerreiras do Índico” vão disputar os playoffs pelo 5.º lugar.

Na quarta-feira, Moçambique tinha venceu a Guiné, o que aumentou a expectativa por mais um triunfo. No entanto, a equipa nacional mostrou dificuldades ofensivas, falhando lançamentos decisivos e permitindo que o Mali dominasse a partida.

O selecionador Nasir Salé reconheceu que a equipa “passou mais tempo a defender do que a atacar”. Apesar disso, elogiou o esforço das jogadoras. Ingvild Mucauro, uma das atletas em destaque, afirmou que os erros no início do jogo foram determinantes para a derrota.

Além disso, o Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, enviou uma mensagem de encorajamento às atletas. Ele destacou a entrega e a resiliência das jogadoras, apesar do resultado negativo.

Por fim, Moçambique volta a entrar em ação para lutar pelo 5.º lugar da competição.

Entretanto, a Seleção Nacional sénior feminina venceu o Uganda por 76-58, em jogo das classificativas para o quinto lugar do Afrobasket. Com esta vitória, o “cinco” nacional vai defrontar amanhã o vencedor do duelo entre Costa do Marfim e Camarões, marcado para as 17:00 horas.

Quem vencer o jogo de amanhã garante o 5.º lugar, que pode valer qualificação direta para o Afrobasket 2027. Para isso, o país organizador da próxima edição precisa estar entre as quatro seleções semifinalistas: Senegal, Mali, Sudão do Sul ou Nigéria.

No jogo contra o Uganda, Moçambique esteve sempre na frente. Ganhou o primeiro período por 21-14 e chegou ao intervalo a vencer por 43-32. A dez minutos do fim, o marcador estava em 61-49.

Recorde-se que, nos dois últimos Afrobasket, disputados em Camarões (2021) e Ruanda (2023), Moçambique terminou na quinta posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.