dom. nov 17th, 2024

AGNALDO NAVALHA EM ENTREVISTA: LÍDERES DA OPOSIÇÃO DEVIAM SE DEMITIR

O cabeça de lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) para o cargo de governador da Província de Gaza, Agnaldo Navalha, comunga a ideia de que a capacidade de Venâncio Mondlane mobilizar o povo moçambicano, em pouco tempo e sem uma base partidária sólida é um atestado de incompetência aos demais líderes da oposição que ao seu ver, deviam convocar congressos extraordinários nos seus respectivos partidos políticos e colocarem a liderança à disposição. Acompanhe caro leitor a entrevista que se segue:

Jornal Visão Moçambique (JVM)- O bloco dos partidos da oposição anunciaram ontem uma união em torno da onda de manifestações iniciada pelo candidato Venâncio Mondlane, atendendo que ele já esteve em quase todos partidos da oposição, na sua opinião, pela capacidade de mobilização, não acha que ele teria sido uma pedra angular, por exemplo no MDM, nessas eleições?

Agnaldo Navalha (AN)- O país está a acabar sobre o olhar impávido de pessoas que deveriam dizer basta, como disse o Luther King, não me importa o grito dos fracos mas o silêncio dos fortes, estava preocupado com o silêncio dos partidos da oposição nestas manifestações públicas.

Me questiono onde anda o líder do MDM, o meu presidente Lutero Simango? Onde anda o presidente Ossufo Momade? Onde andava o presidente Vitano Singano e o presidente Salomão Muchanga?

Onde andam todos aqueles presidentes que levaram dinheiro do povo para concorrer a estas eleições fraudulentas? Ou só o PODEMOS foi roubado e nós concordamos com o resultado que obtivemos?

Se o Podemos que vem do anonimato teve o resultado que teve, escrevam quando o CC anular as eleições o povo vai penalizar nas províncias os principais partidos da oposição, MDM e a Renamo, e há maior probabilidade de nas eleições Provinciais não elegerem nenhum membro.

É URGENTE CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DOS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO

Me lembro que em Dezembro de 2023, numa carta dirigida a sua Excia senhor presidente do partido MDM, Lutero Simango pedi a restruturação do partido a todos níveis.

Me lembro ter dito que se a RENAMO for inteligente e receber o Venâncio Mondlane como Candidato à Presidente da República seria o fim do MDM.

Mas que ainda tínhamos uma luz no fundo do túnel que era o Dr. Albano Carige. Mas as minhas palavras perturbaram a muitos que não tem visão política e não são estrategas muito menos inteligentes.

Quero crer que se o MDM tivesse ido as eleições com Albano Carige, o Venâncio Mondlane não teria tido o resultado que teve e o MDM teria tido melhor performance.

O Venâncio Mondlane fez um TPC e percebeu que na oposição não tinha adversário e que o povo precisava de alguém com sua pujança, leu o cenário político e viu que estava ao seu favor, e que seu maior adversário político era qualquer candidato vindo da Frelimo.

Aliou-se, primeiro ao *RD* este também não percebeu o cenário político e criou um barrulho e foi deixado com seu partido e hoje não tem nenhuma expressão.

Foi ao PODEMOS viu-se que podem mesmo. O Venâncio Mondlane tem uma força extraordinária, que se o MDM tivesse deixado as suas diferenças e apoiasse a sua candidatura, hoje, mesmo com a fraude, teríamos pelo menos 45 deputados no Parlamento e o presidente Lutero Simango, seria hoje, o líder da oposição, mas outrossim, o MDM teria muitos membros das Assembleias Provinciais, enfim quem perdeu não foi o Venâncio Mondlane mas sim o MDM.

VM- Mas o que falhou na sua pretensão?

AN- Me lembro de eu e a Artimiza Magaia, membro do partido Frelimo termos tentado criar este casamento entre Venâncio Mondlane e o MDM, quando ele estava na Europa em pré campanha, mas muitos dentro do MDM disseram não.

O MDM precisa sim se render ao Venâncio Mondlane e urge a necessidade da sua reestruturação, o MDM precisa se reinventar, e é urgente. Neste problema não precisamos esperar a a validação do Conselho Constitucional, não precisamos esperar nenhuma impugnação que favoreça não sei quem, é pobre e nojento este pensamento de alguém que queira fazer política a sério e que queira ganhar.

Ora vejamos, enquanto você não substituir o jogador que está a estragar o jogo em 90 minutos e esperar com que o jogo termine para substituir, mostra que não percebes o que dizes muito menos o que fazes.

O MDM precisa sim chamar como eu disse no ano passado, todas forças vivas deste país e mostrar que podemos ser uma alternativa. Porque o povo nos negou e por pouco nos tirava do parlamento, isso porque o povo nos disse levem Venâncio Mondlane tirem Lutero e nós negamos e não demos satisfações ao verdadeiro patrão dono do voto.

BARBA DE OSSUFO MOMADE TAMBÉM ESTÁ ARDER

(VM)- Entrando na Renamo, já há vozes em Sofala e não só, a exigir a demissão de Ossufo Momade do cargo de liderança. Também concorda?

(AN)- Nao posso me pronunciar muito sobre questões da casa vizinha, mas reza a história quando a barba do vizinho arde então molhe a sua.

Como disse é assunto alheio, não se pode atirar pedra no telhado do vizinho sendo que o seu é de vidro, mas estás eleições mostraram que não existem partidos históricos e o povo é verdadeiro patrão, e falar mal do Venâncio Mondlane estes dias é buscar sua própria sepultura, então prefiro me abster, apenas daria um conselho todos partidos deveriam se unir e focar-se para destruir um inimigo comum que é Frelimo.

(VM)- Mas atendendo que Venâncio Mondlane praticamente foi expulso do Renamo, para depois o partido ser “trucidado” nessa eleições pelo PODEMOS que recebeu Venâncio, não acha que foi humilhante para Ossufo?

(AN)- Venâncio Mondlane sozinho não ganha eleições, Ossufo Momade sozinho não ganha eleições, Lutero Simango sozinho, também não ganha eleições e nenhum partido da oposição, sozinho ganha eleições, então, temos de sentar para desenhar que Moçambique queremos e como queremos arrancar da Frelimo para o bem do povo.

SINGANO É COMO SIBINDY, NÃO TEM ESTRUTURA, NEM VISÃO

(VM)- Disse que o RD também não foi visionário ao dificultar a candidatura de VM7, em que medida? E qual foi o preço? Na sua óptica, há espaço para Vitano entregar a sua liderança para outra figura dentro do partido RD?

(AN)- Disse que o Vitano Singano não foi visionário ao não entregar o poder ao Venâncio, porque se assim tivesse sido, hoje , o RD teria 31 deputados que o PODEMOS tem e o Singano iria a AR. O Singano é igual ao meu ilustre conselheiro Yaqub Sibindy que não tem a quem entregar o poder porque não tem estrutura, então é o seu fim como partido político. Então ele o Singano deve sim ser aproveitados num dos partidos políticos da oposição.

SALOMÃO MUCHANGA…

(VM) E ainda falta tua análise sobre a liderança da ND, de Salomão Muchanga, nem um deputado sequer conseguiu eleger nas deste ano, nas autarquicas de 2023, também nem por isso, também acha que Muchanga deve ceder a liderança?

(AN)- Quero crer que sim. Hoje, só temos três partidos da oposição e que são o PODEMOS, RENAMO e MDM, então temos de nos unir em torno de um ou dois partidos, quem sabe até termos um partido da oposição e não espalhar votos como estamos a fazer, e isso só ajuda a Frelimo.

Ora vejamos, a ND só conseguiu representação em Gurué porque o MDM cometeu erro de não ter o Orlando Janeiro como cabeça de lista do MDM, e não tem mais nada, logo não tem como manter um partido que não produz, e só gasta. Os partidos da oposição devem ter agenda.

Ou somos corruptos ou não somos corruptos.
Ou estamos a desviar o erário público. O dinheiro que os partidos políticos recebem da CNE poderia ter construído escolas, estradas hospitais e ou estradas ou mesmo criar empresas para jovens terem emprego.

(VM)- Está querer dizer que o ND não tem relevância política e que não pode existir?

(AN)- Não estou contra a existência de muitos partidos ou alternância democráticas. Mas devemos questionar qual foi a performance de cada partido findo o processo?

Nos EUA temos os Democratas e os Republicanos, eles são ou não democráticos ? Então no nosso país também podemos ter dois ou três partidos e sempre um candidato presidencial que vai ombrear com a Frelimo.

Porquê estes mais de 60 partidos que o país tem não tiveram candidatos à presidência da República, e porque os que eram candidatos à Assembleia da República não fizeram campanha a escala Nacional? Chega de faz de contas e chega de dispersão de votos

Facebook Comments


Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Editor

Related Post

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading