AGORA OS NETOS VÃO SAMBAR!
A CULTURA VIVA de Cabaceiras do Paraguaçu ganha registos audiovisuais
Agora os netos vão sambar! é um projecto que se propõe a preservar a memória do samba de roda através de vivências entre os mestres da Cultura Popular com as crianças e jovens da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Brasil, a ser lançado em formato de vídeo no Sábado 10 de Abril do ano em curso.
O lançamento do clipe “O Samba Não Pode Parar!” e a exibição do documentário “Nossas Mestras e Nossos Mestres” vão acontecer às 14h de Moçambique (19h Brasil) no canal do Youtube Raízes do Paraguaçu, onde o público poderá assistir por 5 dias de forma livre e aberta.
Um comunicado de Imprensa enviado à nossa redacção esta quarta-feira, 07 de Abril, avança que o movimento com pretensões unir gerações de pessoas negras para discutir, preservar e vivenciar sua cultura, busca na sua essência conservar ao mais alto nível o amor que os mais velhos possuem por seus saberes e fazeres bem como perpetuar a história negra no futuro. Agora os Netos vão sambar! busca aproximar crianças e jovens para ouvir, aprender e despertar em todos a importância de alimentar a cultura da cidade, reconhecendo e valorizando aqueles que vieram antes através de vivências realizadas entre Fevereiro e Março.
Sendo uma forma de resgatar a tecnologia ancestral baseada na oralidade, onde os mestres e mestras contaram suas histórias e experiências, objectivando inspirar as crianças e juventude da cidade, principalmente aquelas que integram o Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu.
Para Naiane Araújo, mobilizar crianças, adolescentes e jovens a se inspirarem nos mais velhos, “é reafirmar que o povo negro pulsa vida e resistência”, afirma a instrutora do Samba de Roda Mirim Raizes do Paraguaçu.
Para valorizar esse trabalho realizado e estimular a autoestima das crianças e jovens, o lançamento do clipe da música “O Samba Não Pode Parar!”, composta por Naiane Araújo e Priscila Sales, que busca convocar essas crianças e jovens a se ver como co-responsáveis pela continuidade do samba, a cultura do povo negro.
Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu é um grupo que nasce para trabalhar com a preservação do samba de roda por meio das crianças e adolescente, actualmente conta com 45 membros e que tem actuado directamente no fortalecimento mantendo a cultura negra viva da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.
O projecto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direccionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
“Então, entendemos que é necessário também registar essa experiência e manter vivas essas histórias, e construir um material referencial para se compreenda a história e cultura local. Por isso, o mini-documentário Nossas Mestras e Nossos Mestres, produzido pela Souz Empreendimentos e o Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu, visa cumprir o papel de cada vez mais partilhar narrativas e torná-las perenes aos mais novos.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.