AGRESSÃO A JORNALISTAS DA TUA TV
Na tarde desta quinta-feira, volta das 15 horas, uma equipa de reportagem da Tua Televisão, pertencente ao apresentador Fred Jossias composta pelo jornalista Alexandre Eusébio e operador de câmera Ivaldo Novela, foi agredida por indivíduos que se identificaram como agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal, durante um trabalho de reportagem, no bairro Ferroviário, na cidade de Maputo.
A agressão que resultou em uma câmera e telemóvel partidos e apreensão do cartão de memória com diversa informação colhida durante o dia, ocorreu durante o trabalho de acompanhamento das cerimónias fúnebres do agente da polícia que tirou a própria vida e cujas imagens do suicídio foram partilhadas nas redes sociais.
Segundo os colegas contam, quando chegaram a caso do finado, terão sido autorizados a fazer o seu trabalho no exterior, mas no decurso da reportagem foram interpelados por quatro indivíduos que alegaram serem colegas da vítima, proibindo as filmagens. As tentativas de justificar que foram autorizados por familiares foram desvalorizadas pelos supostos agentes que acabaram atraindo outras pessoas que na altura encontravam-se a consumir bebidas alcoólicas, e os ânimos subiram de tom.
Na sequência, os supostos agentes exigiram a camera e o cartão, mas o colega não anuiu a ordem. Acto contínuo, os agentes do SERNIC agrediram os colegas e partiram a lente de foco da camera, apoderando-se igualmente do cartão de memória.
Por verem a sua integridade física ameaçada as vítimas saíram em debandada do local, tendo chegado a Redacção por volta das 16 horas transtornados. Nesta altura contactamos o porta-voz do SERNIC na cidade de Maputo, o senhor Hilario Lole, que aconselhou-nos a voltar a esquadra mais próxima do local do ocorrido, a fim de participar o caso, para efeitos de seguimento e esclarecimento.
Aliás, o porta-voz que foi atencioso e ofereceu – se a fazer o devido acompanhamento do caso.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Facebook Comments