AINDA NO ENSINO SECUNDÁRIO: JOVENS SABEM O QUE LHES RESERVA O FUTURO

AINDA NO ENSINO SECUNDÁRIO: JOVENS SABEM O QUE LHES RESERVA O FUTURO

AINDA NO ENSINO SECUNDÁRIO: JOVENS SABEM O QUE LHES RESERVA O FUTURO – “Empreender é uma solução defendida pelos estudantes caso não consigam encontrar vagas de emprego em sua área de formação”

A problemática da falta de emprego no país é maior, apesar de algumas pessoas apresentarem um nível de formação ou escolaridade altamente avançada não conseguem ter uma vaga de emprego na sua área de formação.

A nossa equipa de reportagem deslocou se esta semana para algumas escolas da Cidade da Matola, na província de Maputo para saber dos estudantes sobre qual será a área que pretendem se formar, e o que estes acham das oportunidades de emprego no país.

O índice de desemprego é alto em moçambique e atinge principalmente os jovens que pretendem ingressar ao mercado de trabalho pela primeira vez, indica um relatório da organização dos trabalhadores de moçambique (OTM), o maior movimento sindical do país

Regina Mandlate, estudante da Escola Secundária da Machava frequenta a 10ª classe diz pretender seguir a área de medicina pelo simples motivo de ser fácil conseguir uma vaga.

A mesma, revela que caso não consiga ter uma vaga de emprego no sector da saúde ela ira optar pela defesa e segurança como polícia.

“Acho melhor fazer medicina porque o mercado têm vagas para esse tipo de emprego, e as empresas contratam pessoas que têm uma boa formação académica porque estão a procura dos jovens que estudaram, e em caso de terminar o curso e não tiver oportunidade de emprego posso ir a Matalane por falta de opção, caso não posso seguir a minha carreira de Modelo”, conta a estudante.

A fonte revelou-nos ainda que a sua irmã mais vela é formada em contabilidade mas esta desempregada. “Minha irmã está em casa, fez contabilidade até defendeu, fez tudo mais está em casa porque não consegue apanhar um trabalho”, concluiu a Regina.

Subscreva e leia toda edição completa aqui por apenas 18 Meticais. AQUI

1.160

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “AINDA NO ENSINO SECUNDÁRIO: JOVENS SABEM O QUE LHES RESERVA O FUTURO

Comments are closed.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: