Grilas

Grilas

ANIMAIS SELVAGENS AMEAÇADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS

O Título desta notícia pode parecer inusitado e petulante, mas a verdade é essa. Gorilas podem desaparecer da África Central devido a pandemia do novo coronavírus que conhece agora uma nova variante.

Além da guerra civil e caçadores furtivos, o coronavírus também representa um perigo para nossa grande-grande-vida evolutiva na África Central.

Porque os animais são geneticamente muito semelhantes aos humanos, eles já podem pegar a gripe, o Ebola e outras doenças humanas. De acordo com os cientistas britânicos, Covid-19 não é exceção. Eles estudaram selfies que turistas em parques de vida selvagem ugandense, ruandeses e congoleses haviam tomado com os gorilas, e descobriram que a distância insuficiente é mantida. Além disso, os turistas não usam máscaras faciais quando tiram uma foto com os animais.

“O risco de visitantes de parques de vida selvagem infectarem gorilas é particularmente preocupante”, disse à CNN o pesquisador-chefe Gaspard Van Hamme, da Universidade de Oxford. “É essencial que endureçamos e imponhamos as regras para garantir que o trekking até áreas onde os gorilas vivem não colocará em risco ainda mais esses grandes macacos já ameaçados.”

A aplicação é especialmente importante. Pode parecer loucura andar por um parque de vida selvagem com uma máscara facial, mas mesmo antes da pandemia, isso era obrigatório para turistas que procuravam gorilas. No entanto, a prática mostra que ninguém adere a ela e que os guias dificilmente pressionam os turistas a usar máscaras.

Há apenas cerca de 1.050 gorilas da montanha na natureza.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado