CAPA
Antonieta Manhique oferece Enxoval ao primeiro bebé nascido no Centro de Saúde municipal de Marracuene no âmbito do Dia da Mulher Moçambicana
Em gesto simbólico no Dia da Mulher Moçambicana, Antonieta Manhique entrega enxoval à primeira bebé nascida no Centro de Saúde de Marracuene.

Marracuene, 7 de Abril de 2025 – Num gesto revestido de profundo simbolismo e afecto, a Vereadora da Agricultura, Pescas, Assuntos Religiosos e Transversais do Município de Marracuene, Senhora Antonieta Manhique, protagonizou, na manhã desta segunda-feira, um acto de generosidade ao brindar com um enxoval o primeiro bebé nascido no Centro de Saúde Municipal, em pleno Dia da Mulher Moçambicana.
A oferta do enxoval – composto por bens essenciais para o conforto e bem-estar da recém-nascida e da sua progenitora – foi entregue pessoalmente pela edil, numa cerimónia marcada pela emoção e reconhecimento da maternidade como expressão sublime da vida e da continuidade geracional.
A contemplada, senhora Carolina, mãe da bebé, não conteve a alegria ao receber o gesto solidário, considerando-o um presente inesperado e marcante, que honra a maternidade e valoriza a mulher moçambicana neste dia de celebração nacional.
“Sinto-me profundamente emocionada e grata. Este gesto demonstra que há um olhar humano e atento da parte das nossas lideranças. É um momento que ficará eternizado na minha memória”, afirmou a jovem mãe.
O acto decorreu num ambiente de confraternização e foi abrilhantado pela presença de distintas individualidades, entre as quais o Director Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Marracuene, a Secretária Permanente do Governo do Distrito, bem como outros quadros seniores da Administração local e representantes da sociedade civil.

No seu breve discurso, Antonieta Manhique destacou que a iniciativa representa mais do que uma simples oferta: simboliza o reconhecimento do papel da mulher moçambicana na edificação da nação, sobretudo nas zonas periurbanas e rurais, onde, muitas vezes, as mães enfrentam múltiplas adversidades no exercício da maternidade.
“Nesta data tão significativa, reiteramos o nosso compromisso em continuar a apoiar acções que promovam a dignidade da mulher e a protecção da infância, pilares fundamentais de uma sociedade equilibrada e progressista”, sublinhou.

A cerimónia inscreve-se no quadro das actividades alusivas ao 7 de Abril – Dia da Mulher Moçambicana, efeméride que celebra o legado de Josina Machel e de todas as heroínas que, ao longo da história do país, contribuíram para a libertação, desenvolvimento e afirmação do papel da mulher na sociedade moçambicana.
O Município de Marracuene, através das suas lideranças, reafirma, assim, o seu engajamento em acções de proximidade com as comunidades, valorizando a mulher, promovendo a inclusão e enaltecendo os nascimentos como sinal de esperança e renovação da pátria.