Moçambique regista desde às 17 horas desta segunda-feira(04), o maior apagão das redes sociais mais usadas no mundo, concretamente o WhatsApp e o Facebook. Este apagão num dia em que país de Machel e Mondlane, celebra 29 dos Acordos Gerais de Paz, representa uma absoluta vedação da liberdade de expressão e de imprensa.
APAGÃO SEGUNDO A MOVITEL É GLOBAL.
Moçambique está neste momento a assistir através das redes sociais uma evolução significativa no exercício das liberdades de Expressão e Imprensa com a entrada em funcionamento de Canais de Entretenimento televisivo e não só. O Facebook em Moçambique tem sido uma das mais acessíveis plataformas de informação do povo e dos mais novos que através das redes de telefonia móveis acedem a serviços de compras e vendas, vagas de emprego, expressão de opiniões diversas entre outras.
O apagão registado no fim de tarde e início de noite desta segunda-feira, reforça as especulações que pairam sobre a vontade do governo em “não querer mostrar” o julgamento do caso das dívidas ocultas.-
Até às 23 horas desta segunda-feira, em Moçambique o WhatsApp e o Facebook não estão operacionais. Colocando em causa a liberdade de expressão e imprensa pois através do WhatsApp e do Facebook, muitos moçambicanos conseguiam ver o julgamento que decorre na tenda improvisada no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança, vulgo B.O, na Machava, Autarquia da Matola, província de Maputo.
Com o desligamento do sinal aberto, a liberdade de expressão, o directo a informação, podem voltar a ser uma utopia para os moçambicanos, que celebram 29 anos de Paz em meio a muitos desafios e este poderá piorar a situação.
A REDE DE TELEFONIA MOVITEL JÁ SE PRONUNCIOU E DIZ:
Caro cliente actualmente os aplicativos: Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger estão a apresentar erros em uma escala global, o problema é por parte do publicante dos aplicativos, continuamos a monitorar a situação e notificaremos ao cliente assim que os aplicativos forem restaurados. Obrigado!
Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique
Subscribe to get the latest posts sent to your email.