Apesar da proibição: Lavagem de viaturas ainda é uma realidade em Maputo

É proibida a lavagem de viaturas na via pública, na Cidade de Maputo, desde 2017. Apesar da interdição, a actividade continua a decorrer normalmente, um pouco por toda a urbe.

Sob o olhar impávido das autoridades municipais, inúmeros passeios da cidade de Maputo estão praticamente tomados pelos lavadores de carros que, de modo informal e livre, exercem a sua actividade, não obstante existir um diploma que proíbe a lavagem de veículos na via pública. Ao longo das ruas do grande Maputo, a actividade de lavagem de viaturas sobressai aos olhos de quem nelas circula.

Em algumas vias públicas, os passeios, reservados exclusivamente aos peões, servem somente para a prática daquela actividade. Aliás, as Avenidas Mao Tse Tung, 24 de Julho, Karl Max, Guerra Popular e Samora Machel – concretamente nas imediações da Praça 25 de Junho –, têm os passeios inteiramente tomados pelos lavadores de carros que fazem desses locais o seu posto de trabalho. Mal alguém estaciona o automóvel, um grupo de jovens, com detergentes, escovas na mão e panos pendurados no ombro, rapidamente se aproxima e anuncia os seus serviços: “posso tirar a poeira, patrão…”, “posso fazer uma lavagem geral e engraxar os pneus, chefe..?” e “eu vou controlar o seu carro…”.

 

LEIA MAIS: https://verdade.co.mz/lavadores-de-carros-a-margem-da-lei/

793
Compartilhar isso

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.