Segundo fez saber o delegado provincial do Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, Hélder Diogo, a insuficiência de meios circulantes, recursos humanos e financeiros, constituem entrave para o funcionamento normal do IPAJ, naquela parcela do país.

Com cerca de doze distritos, a província tem apenas dezoito técnicos, número longe de satisfazer as necessidades, que de acordo com Diogo, impossibilita, acompanhamentos dos processos, nas esquadras, estabelecimentos penitenciários e nos tribunais.
Para fazer face ao défice de recursos humanos, o IPAJ conta com apoio de estagiários estudantes de direito, em cerca de quarenta.
Com os constrangimentos, o delegado provincial explicou que está aumentar o número de cidadãos que procuram os serviços do IPAJ em Manica. A fonte, avançou que de Janeiro a esta parte, a instituição atendeu oito mil e quinhentos quarenta e dois(8.542) cidadãos, contra oito mil e dezoito(8.018) utentes, sendo que o maior número de casos, é de natureza criminal.
A reportagem do Jornal Visão Moçambique testemunhou na delegação provincial do IPAJ que muitos cidadãos estavam nas instalações da instituição à procura de uma assistência dos defensores públicos para resolução dos seus problemas.
Dos utentes entrevistados, um procurava assistência do Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica, por conflitos de terra, e outra cidadã, buscava uma assistência daquela instituição para o ex-marido ser chamado à razão através da justiça, ele que, segundo a fonte, não dá auxílio na despesa dos próprios filhos há dois anos.
O Delegado provincial do Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica, em Manica, Hélder Diogo, fez saber que o aumento do número de pessoas que procuram serviços daquela instituição mercê das campanhas de sensibilização que o sector tem estado a levar a cabo.
O Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, assinalou na última Quarta-feira o vigésimo nono aniversário da sua criação, sob o lema: “IPAJ em prol da garantia do direito à defesa, direitos humanos e cidadania”.
O Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, para além da insipiência de meios técnicos e circulantes, debate-se também com a falta de instalações próprias para o funcionamento.
Compartilhe:
MAIS...
Genro incendeia casa da sogra matando 4 e ferido gravemente 1 pessoa em Vanduzi
Trata-se de um homem de 40 anos que ateou fogo na casa da sogra e matou quatro pessoas da...
GENRO INCENDEIA CASA DA SOGRA EM VANDUZI
Genro incendeia casa da sogra, na madrugada de hoje, (27.09.23) no cruzamento de Tete(distrito de Vanduzi), tendo resultado em 3...
Blocos Sustentáveis em Moçambique
A Resiliência é um objectivo comum, mas ter blocos sustentáveis, torna a ideia e a preocupação mais leve e fácil...
POR UM AMBIENTE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: PNUD apresenta sua viatura eléctrica em Moçambique
Através da iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) denominada Greening Moonshot, hoje(Sábado), foi apresentada ao público...
MULHERES LIDERAM NO COMBATE CONTRA RESÍDUOS PLÁSTICOS
Noventa e oito mulheres que se dedicam a colecta de resíduos plásticos, participaram numa formação durante 12 semanas, visando aprimorar as suas habilidades e ampliar as...
PARA MELHORIA DE ATENDIMENTO: Centro de Saúde de Musserepa recebe painéis solares
O Centro de Saúde de Musserepa, no distrito de Mandimba, na província nortenha do Niassa, beneficiou recentemente de dois painéis...
Average Rating