Alguns deputados guineenses decidiram devolver dinheiro, que tinham recebido do Governo na sequência da aprovação do Orçamento Geral de Estado para 2022.
Na terça-feira, 21, o Presidente da República avistou-se com um grupo de deputados, em contexto de novo desentendimento entre o chefe de Estado e a Assembleia Nacional Popular devido à anulação do Acordo assinado pelos presidentes guineense e senegalês.
À saída da audiência com o Chefe de Estado, o deputado Adulai Baldé afirmou que um grupo de quatro deputados afectos à Bancada Parlamentar do Movimento para Alternância Democrática, Madem-G15, decidiu devolver os dois milhões e meio de francos CFA, que teria recebido do Governo em forma de gratificação, pela aprovação do Orçamento Geral de Estado, como prenda de Natal.
O deputado Adulai Baldé declarou que o assunto está sob a alçada do Ministério Público, por isso, o grupo não quer mais problemas e ameaçou abandonar o Modem-g15 e voltar para o PAIGC.
O OGE para o próximo ano económico- de 2022, no valor de 246 mil milhões de francos CFA, foi aprovado há duas semanas, no Parlamento, com 53 votos a favor, 39 contra e uma abstenção.
A Guiné-Bissau atravessa uma situação política considerada como tensa por alguns analistas como tensa.
A devolução do dinheiro ocorre um dia depois do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló ter alertado sobre as consequências daquilo que ele considera de má-fé por parte dos deputados.
Os quatro deputados decidiram restituir o montante recebido, na sequência da resolução parlamentar que anulou o Acordo de Gestão e Cooperação, entre Bissau e Dacar, assinado pelos Presidentes Umaro Sissoco Embaló e Macky Sall.
O Presidente da República guineense afirmou, que o Parlamento não tem competências para anular o Acordo.
Compartilhe:
Average Rating
One thought on “Deputados devolvem dinheiro que receberam do governo”
O que tens a dizer?Cancelar resposta
MAIS...
Greve de táxis em Cape Town: Duas pessoas mortas e várias estradas bloqueadas
Duas pessoas foram baleadas em incidentes separados durante a greve de táxis em Cape Town na manhã desta(7) segunda-feira. (mais…)
Suspensão de acordo dos cereais pela Rússia “é gravíssima” e deve ser corrigida, esta fazer Países Africanos pagar um preço elevado
O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso condenou hoje a suspensão anunciada na segunda-feira pela Rússia do acordo dos cereais,...
Benim e Costa do Marfim estreiam mecanismos do novo Banco Verde lançado pelo Banco Africano de Desenvolvimento
A iniciativa do Banco Verde Africano foi concebida no âmbito das medidas destinadas a facilitar o acesso ao financiamento global,...
BAD aprova subvenção de 28,49 mi de dólares para electrificação total do Gana.
Com a última aprovação do Conselho de Administração de 28,49 milhões de dólares, o custo total do projecto de 85,18...
LUÍSA DAMIÃO ENCORAJA PRESIDENTE MOÇAMBICANO A TRABALHAR PARA DESENVOLVER O PAÍS
26.09.22 – Luanda – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, encorajou (25/09), na cidade de Maputo, o Presidente de Moçambique,...
I was curious if you ever considered changing the layout of your website?
Its very well written; I love what youve
got to say. But maybe you could a little more
in the way of content so people could connect
with it better. Youve got an awful lot of text for
only having 1 or two pictures. Maybe you could space it out better?