ESTE ESPAÇO PODE SER SEU: +258 84 734 2668
Read Time:1 Minute, 31 Second

Passados três anos desde que o Presidente da República, Filipe Nyusi e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade assinaram o Acordo de Paz Definitiva e Reconciliação Nacional, na cidade de Maputo, no dia 6 de Agosto de 2019, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) considera que, no geral, as partes têm respeitado o acordo.

Através de um comunicado de imprensa, enviado à nossa redacção, o IMD aponta como grandes progressos o regresso da estabilidade na região centro do País, que foi a mais afectada pelo conflito.

Aquela ONG, aponta também os avanços no processo da descentralização e do DDR (Desarmamento, Desmobilização e Reintegração), bem como a integração de elementos das forças residuais da Renamo nas diferentes unidades das Forças de Defesa e Segurança (FDS), nacional.

“O diálogo permanente entre as duas lideranças signatárias tem sido fundamental para os progressos alcançados na implementação do acordo e na manutenção da estabilidade. É importante manter os altos níveis de confiança e alargar o diálogo sobre a paz e reconciliação para outros políticos e sociais relevantes de modo a garantir a sustentabilidade do acordo”, indica o comunicado do IMD.

Para aquela organização da sociedade civil que apoia no fortalecimento da democracia, é importante que o país continue a apostar numa agenda de desenvolvimento inclusiva e participativa, permitindo que todos os cidadãos contribuam.

Outrossim, os cidadãos devem, através deste acordo, perceberem os benefícios da paz nas suas vidas, recomendando que se reforce a transparência nos processos eleitorais.

“É muito importante que se reforce os níveis de transparência e confiança em relação aos processos político-eleitorais que tem sido razão de desconfianças e o exacerbar da tensão entre os actores políticos em Moçambique”, refere o IMD.

A organização congratula as lideranças signatárias do Acordo, aos moçambicanos e aos parceiros de cooperação pelos esforços em prol da Paz.

About Post Author

Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

O que tens a dizer?

Feira Internacional do Livro de Quelimane homenageia Eduardo White Previous post Feira Internacional do Livro de Quelimane homenageia Eduardo White
Next post Cantor comemora 44 anos ao lado da sua família