Decorreu, nesta quarta feira, na Escola Primária de Mailane, no distrito de Namaacha, província de Maputo, a entrega de 1 dos 4 blocos sanitários inclusivos, construídos pela Right To Play, com o financiamento do Governo do Canadá.
A cerimónia foi dirigida por Suzete Alberto Dança Nhangumele, administradora do distrito de Namaacha, que na ocasião enalteceu o contributo da Right To Play para a melhoria das condições escolares no distrito.
“Esta iniciativa insere-se no projecto da Right To Play, denominado Aprendizagem Baseada em Jogos, lançado em 2018, pela Primeira Dama da República de Moçambique, Dra. Isaura Nyusi, um método que se for alastrado para outros pontos do país, pode surtir muitos efeitos positivos, com o bloco sanitário, esperamos apoiar na retenção da Rapariga, uma vez que quando ela se sentir desconfortável e precisar se higienizar, terá um lugar para tal.” – disse Suzete Nhangumele.
Na sua intervenção, a Directora Nacional da Right To Play, Daina Mutindi, referiu que a iniciativa abrange também crianças com deficiência, garantindo oportunidades iguais. “Espera-se também com este bloco sanitário inclusivo, que as crianças com deficiência, alunas e professoras tenham espaço e privacidade para gestão adequada da sua higiene pessoal, incluindo a gestão da higiene menstrual, condições que vão igualmente contribuir para a retenção da rapariga na escola.” Disse Mutindi.
Importa salientar que, só em Namaacha, a infra-estrutura de 104 m², vai directamente beneficiar 353 raparigas e 365 rapazes, 12 professores e 6 professoras, compreendendo o seguinte, 1 bloco sanitário feminino (com 3 cabines, 1 cabina de gestão de higiene menstrual uma banca de sanitários acessível, e lavatório de mãos) e uma cabine com sanita separada, com acessibilidade à cadeiras de rodas, com um lavatório de mãos, para raparigas com necessidades especiais, 1 bloco sanitário para rapazes (com 3 sanitas, 1 urinol, 1 lavatório das mãos) e uma cabine com sanita separada, com acessibilidade à cadeiras de rodas, com um lavatório de mãos para rapazes com necessidades especiais.
• 1 casa de banho para as professoras que inclui 1 cabine para gestão da higiene menstrual.
• 1 casa de banho para professores com sanita e lavatório das mãos.
• 1 lavatório das mãos exterior.
Nas próximas semanas, outros 3 blocos sanitários serão entregues, 3 distritos, nomeadamente: distrito de Namaacha (província de Maputo) e distritos de Chokwé, Limpopo e Chongoene (província de Gaza).
About Post Author
Jornal Visão Moçambique
Compartilhe:
MAIS...
Genro incendeia casa da sogra matando 4 e ferido gravemente 1 pessoa em Vanduzi
Trata-se de um homem de 40 anos que ateou fogo na casa da sogra e matou quatro pessoas da...
GENRO INCENDEIA CASA DA SOGRA EM VANDUZI
Genro incendeia casa da sogra, na madrugada de hoje, (27.09.23) no cruzamento de Tete(distrito de Vanduzi), tendo resultado em 3...
Blocos Sustentáveis em Moçambique
A Resiliência é um objectivo comum, mas ter blocos sustentáveis, torna a ideia e a preocupação mais leve e fácil...
Falta de meios circulantes e técnicos dificulta assistência jurídica em Manica
Segundo fez saber o delegado provincial do Instituto de Patrocínio de Assistência Jurídica em Manica, Hélder Diogo, a insuficiência de...
POR UM AMBIENTE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: PNUD apresenta sua viatura eléctrica em Moçambique
Através da iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) denominada Greening Moonshot, hoje(Sábado), foi apresentada ao público...
MULHERES LIDERAM NO COMBATE CONTRA RESÍDUOS PLÁSTICOS
Noventa e oito mulheres que se dedicam a colecta de resíduos plásticos, participaram numa formação durante 12 semanas, visando aprimorar as suas habilidades e ampliar as...
Average Rating