O Presidente da República Filipe Nyusi, dirigiu quinta-feira, 18 de Março, as cerimónias de lançamento a primeira pedra para a construção da linha de alta tensão ligando Chimuara(Mopeia) e Alto-Molócue na província da Zambézia.
Trata-se do primeiro troço do sistema de transporte de energia eléctrica que vai transportar 400kV onde para além daqueles distritos, irão beneficiar também os de Quelimane, Morrumbala, Nicoadala, Namacurra e Mocuba.
Na ocasião, o chefe do Estado disse que está prevista para este ano, a conclusão da obra de construção da (segunda) linha de transporte de energia com 110 kv, a partir de Chibabava em Sofala até Vilanculos em Inhambane com uma forte componente de expansão e reforço da rede nacional de transporte de energia.
O objecto deste projecto de acordo com o PR, será alcançado em Nacala, província de Nampula, na sua terceira fase com o reforço de iluminação na região centro e norte, ou seja, o projecto ora testemunhado, irá assegurar o incremento de energia de Cahora Bassa para o norte do país que compõe as províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
“Dessa forma responder as necessidades de consumo de energia com destaques para zonas Económicas de Mocuba e Nacala “- disse Nyusi.
O Dirigente falou da importância desta iniciativa que irá beneficiar os projectos de grande dimensão e industriais associados em Cabo delegado. O chefe do Estado voltou a falar do início das obras da central térmica de Temane com geração a gás natural, um projecto que segundo Nyusi irá acrescer valor aos recursos naturais e estabelecer alicerces para o fomento do desenvolvimento de outros sectores.
No ambiente de transição para energias mais limpas e renováveis, o Estadista Moçambicano destacou a implementação da Central Solar da média escala de Mocuba com capacidade de 40 Mhw ligando a rede eléctrica nacional, Central Solar de Motiro entre outros empreendimentos de provisão de energia rumo a qualidade de energia para toda comunidade Moçambicana.
Com o financiamento do Banco Islâmico em cerca de 200 milhões de dólares norte americanos, a infraestrutura vai funcionar com redundância actual de 220 Kilovolts que irá permite que não haja cortes instantâneos da linha.
De referir que a implantação da linha de alta tensão de Chimuara até Alto-Molócue, terá a duração de 2 anos.
Compartilhe:
MAIS...
Ministro do Interior revela paradeiro de armas apreendidas em Chimoio
A Polícia da República de Moçambique, em Manica, apreendeu mais de setenta armas e diverso material bélico numa residência, no...
Ministra da Terra e Ambiente anuncia quadro regulatório para mercado de carbono em Moçambique
A Ministra da Terra e Ambiente de Moçambique, Ivete Maibaze, revelou planos para o desenvolvimento de um abrangente quadro regulatório...
Conselheiro Económico e Comercial de Moçambique para a Península Ibérica visita Valência
Florêncio Papelo, Conselheiro Económico e Comercial de Moçambique em Portugal e na Espanha, encontra-se na Região Autónoma Espanhola de Valência...
GENRO INCENDEIA CASA DA SOGRA EM VANDUZI
Genro incendeia casa da sogra, na madrugada de hoje, (27.09.23) no cruzamento de Tete(distrito de Vanduzi), tendo resultado em 3...
CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL EM MAPUTO BUSCA SOLUÇÃO PARA PAZ E SEGURANÇA
Com vista a apoiar o processo de pacificação, a ORPHAD organizou uma conferência nacional de Alto Nível sobre Paz, Segurança,...
Cabo Frio no Rio de Janeiro, Brasil, em foco
Cabo Frio no Rio de Janeiro, Brasil, em foco A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos, Rio...
Average Rating