AUGUSTA MAÍTA VISITA INSTITUIÇÕES DO SEU SECTOR

A Ministra do Mar, Águas Interiores e pesca, Augusta Maita visitou na último segunda-feira instituições ligadas ao seu sector como forma de melhor conhecer o seu funcionamento, perspectivas e projectos para o Quinquênio de governação ora iniciado. Maita visitou o laboratório do instituto Nacional de Inspecção do pescado, onde presenciou algumas análises laboratoriais feitas pelos funcionários, dentre elas, análises sensoriais, químicas e análises Microbiológicas.Maita afirmou que está muito comovida com as actividades feitas a nível do laboratório no que diz respeito as competências que são exigidas. “Eu estou muito impressionada com o trabalho que está a ser feito a nível do laboratório para fazer as análises do pescado, a equipa também é muito idônea, tem a muito custo, apesar dos desafios que temos como sector a assegurar”, disse a governante. Entretanto, no que diz respeito a qualidade do pescado no país, a Ministra revelou que tem a certificação que permite que país esteja em pé de igualdade com qualquer outro laboratório Internacional. “As análises do nosso pescado para que continuem a ter o padrão internacional desejado já temos a certificação que nos permite também estar em pé de igualdade com qualquer outro laboratório internacional”, revelou a Maita.

O primeiro desafio que a Ministra detectou é acerca do assoreamento, pois, já há muito tempo que não é feito, o fabrico do gelo também foi registado como maior desafio, porque a fábrica de gelo tinha a capacidade de 20 Toneladas e actualmente só tem a capacidade de 14 Toneladas. “O primeiro desafio que nos foi deparado é com a questão do assoreamento que precisa de ser revisto, já há muito tempo não é feito, a Quota já está muito acima do desejado, e o fabrico de gelo que já teve a capacidade de 20 Toneladas e agora tem a capacidade de 14 Toneladas, e é um desafio que também temos”, reconheceu a Ministra.

Questionada sobre a possibilidade do sector apoiar no futuro do funciona da Empresa Moçambicana de Atum- EMATUM e os seus respectivos barcos, a Ministra assegurou que junto com as autoridades competentes ligadas a empresa, se abordará o assunto que diz respeito a EMATUM. “Vamos oportunamente abordar esse assunto junto das estruturas que estão ligadas a esse assunto”, concluiu Maita.

423

Capa da Semana

Fresquinha e Quente está a edição número 105

Anuncie aqui – 872007240

PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
%d blogueiros gostam disto: