A Autoridade Reguladora de Águas, Instituto Público (AURA, IP), em colaboração com a Water & Sanitation for Urban Poor (WSUP), concluiu com êxito o programa de capacitação para gestores e técnicos de saneamento em sete municípios moçambicanos.
Durante quatro dias, (de 19 a 22 de Fevereiro), representantes de Maputo, Matola, Beira, Quelimane, Nampula, Chimoio e Tete participaram de discussões abrangentes sobre Quadros Regulatórios, Guiões Técnicos e directrizes visando aprimorar os serviços de saneamento urbano nas áreas de gestão municipal.
Suzana Saranga, Presidente da AURA, IP., destacou que o objectivo da capacitação é “criar condições para exigir um serviço de saneamento de melhor qualidade por parte dos municípios, em conformidade com o Quadro Regulatório assinado”.
Este instrumento estabelece indicadores e metas a serem alcançadas.
A parceria entre AURA, IP. e WSUP visa fortalecer a gestão e eficiência no fornecimento de água e saneamento de qualidade. Os participantes, reunidos em Maputo, enfatizaram a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento sustentável e aprimoramento dos serviços destinados à população.
Além da capacitação, o evento promoveu a troca de experiências entre os órgãos envolvidos, contribuindo para o constante aperfeiçoamento do sector de saneamento.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.