Visão Notícias
BAD APOIA GOVERNO DE MOÇAMBIQUE
O Governo de Moçambique recebeu uma doação do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) para implementar, através do Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME, IP), o Projecto de Conteúdo Local para Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) lideradas por jovens e mulheres (WEBS).
O Projecto visa apoiar o ecossistema de empreendedorismo juvenil e feminino emergente para que este segmento esteja preparado para aproveitar as oportunidades e iniciativas de conteúdo local destinadas a impulsionar o crescimento económico e geração de emprego.
Facto este que decorreu na manhã de hoje a cidade de Maputo uma conferência de imprensa de modo a explicar e tornar público todos os termos sobre esta doação.
Na ocasião, Joaquina Gumeta, Directora Geral do IPEME, IP, destacou que o programa do projecto como é sabido é financiado pelo banco africano de desenvolvimento.
“Conforme puderam acompanhar este programa é financiado pelo banco africano de desenvolvimento, nós temos falado dele e o principal escopo é garantir a formação e assistência dedicada a um conjunto de micro pequenas e médias empresas e empresas startups lideradas por jovens e mulheres e nesse conjunto 50% devem ser as mulheres”, disse
A mesma foi mais além ao destacar um concurso público será feito com o intuito de escolher os que melhor se destacar.
“Será um concurso aonde iremos seleccionar aqueles que melhor se destacar, será um processo transparente e legível. Portanto, nós continuaremos a trabalhar com eles para as fases seguintes do último programa de assistência de actividade que vai até a certificação tanto como apresentámos relativamente a este programa muse startup, financiamento pelo banco africano, este programa em específico é o financiamento de um milhão de dólares”, frisou a directora.
De realçar que neste actividades estiveram membros de representação ao estado assim como da sociedade civil.