Bairro George Dimitrov na Capital do país celebra 40 anos de existência 

Bairro George Dimitrov na Capital do país celebra 40 anos de existência 

Bairro George Dimitrov na Capital do país celebra 40 anos de existência 

O bairro George Dimitrov na Cidade de Maputo celebrou este sábado (26), os 40 anos de existência, as comemorações foram marcadas por um encontro que teve lugar na zona do “Benfica”. Importa referenciar que as celebrações contaram com a presença dos dirigentes do bairro e da Presidente do Pelouro do Género da câmara do Comércio de Moçambique (CCM), Moddy Maleiane.

No auge das comemorações dos 40 anos, as opiniões sobre o desenvolvimento do bairro divergem. Há quem acredita que o bairro está a desenvolver, mas também há os que tem a máxima certeza de que o bairro não esta a desenvolver e que ainda vai piorando se não se tomar medidas construtivas. Na ocasião o secretário do bairro, Samuel Zacarias afirmou que os 40 anos foram marcados de muito trabalho, com o objectivo de melhorar a vida dos munícipes.

Estamos a desenvolver várias actividades ou seja estamos a garantir limpezas, manutenção das infra-estruturas que o governo tem garantido ao nível da nossa urbe, é sabido por todos que onde nos encontramos hoje era um lugar cheio de lixo mais estamos a melhorar, pois o governo já fez a sua parte que é manter o lugar pavimentado, facto este que afirmamos que estamos a desenvolver”, justificou o secretário.

O Samuel Zacarias foi mais além ao apontar que o bairro ainda enfrenta grandes desafios, e um destes é a manutenção da iluminação no bairro. Segundo o Secretario, Georg Dimitrov o bairro ainda clama por um Centro de saúde para entender a procura. E em tempos de covid-19, o mesmo avançou que o bairro está a cumprir em 80% as regras de prevenção.

Garantir que as fugas da água da FIPAG que criam danos as infra-estruturas do governo sejam limadas. Outro desafio é continuar a manter a limpeza, e continuar a lutar para ter pelo menos um posto de saúde, já temos um espaço para a construção deste centro. Temos vários desafios, mas acreditamos que vamos vencer todos eles. Face a covid-19 acredito que mais de 80% da população deste bairro tem seguido as regras de prevenção, mas também temos sensibilizado os vendedores do nosso mercado”, explicou Samuel Zacarias

Os moradores do bairro afirmam não ser verdade a informação do secretário, o bairro enfrenta diversas dificuldades e não está a desenvolver como tinha avançado Samuel Zacarias. Por seu turno, Tenda Matecane moradora do bairro há mais de 20 anos aponta que o bairro só está a piorar pois “nada está em ordem”.

O bairro só mudou para o pior, as crianças assim como os governantes deste bairro fazem e desfazem, as crianças bebem de qualquer maneira e o índice de bandidagem só vem aumentando, facto este que volto a repisar que não vejo nenhum desenvolvimento. Quando saímos de noite temos que ter acompanhantes como se fossemos cães ou crianças que precisam da suas mães porque se porventura sair sozinha, serei esfaqueada ou algo pior. Desta forma pedimos a quem é de direito para que olhe neste bairro para colocar iluminação pública e que a PRM faça patrulhas, só assim as coisas mudarão”, queixou-se a moradora.

De realçar que a Moddy Maleiane presidente do pelouro do género na câmara do comércio de Moçambique apelou a todas as mulheres do bairro George Dimitrov para que continuem activas no desenvolvimento do país o mundo em um momento que o mundo e em particular o nosso país, está a passar momentos difíceis face a covid-19. Moddy Maleine apelou ainda aos dirigentes do bairro para que façam o mapeamento para que o pelouro do género na câmara do comércio possam apoiar as mulheres empreendedoras.

154

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: