14 de setembro de 2024

BERNARDINO RAFAEL CONFIRMA CASOS DE ILÍCITOS ELEITORAIS

 

O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, conformou 26 casos de ilícitos eleitorais de diversas naturezas. Para Bernardino, estes casos mancham os partidos e apela a uma campanha ordeira e de paz.

 

Rafael, disse que os 26 casos desde o primeiro dia da campanha Eleitoral,14 são de danificação do material eleitoral,3 são de ofensas corporais graves,5 de ofensas corporais simples, venda de material da campanha e outros casos. Ele, disse que os casos foram tramitados para o Ministério Público e 19 cidadãos estão detidos envolvidos nestes casos ilícitos.

 

Para além de ilícitos eleitorais, foram registrados 3 acidentes de viação, entre eles, queda de membros de um partido, choque frontal entre viaturas e despiste e capotamento, onde um deles uma pessoa morreu. O Comandante, diz que estes acontecimentos resultam de “emoção” por parte dos partidos.

 

Bernardino Rafael, pede a colaboração dos partidos políticos com a Polícia de Moçambique porque este é o seu trabalho, aliás, ele acrescentou dizendo que a Polícia está disponível para acompanhar independentemente do cabeça-de-lista a governador ou a presidência do partido e de Moçambique, até o final da campanha eleitoral.

 

Depois do seu discurso à imprensa, Rafael pediu igualmente a colaboração da imprensa com a polícia, alegando que alguns órgãos, tem defendido informações falsas e que, em algumas vezes, tem terminado em conflito e até em mortes em alguns pontos.

 

Questionado sobre o assunto da logística, Rafael disse que “com ou sem condições” a polícia estará a trabalhar, porque este é o seu trabalho, de manter a ordem e tranquilidade públicas. Importa salientar que o Comandante-Geral falava aquando da comemoração do dia que se assinala o acordo de Lusaka,07 de setembro, em Xai-Xai.

Editor
Author: Editor


Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

By Editor

Related Post

Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Enable Notifications Sim Não, obrigado.