Biografia de Joaquim Chissano gera polémica nas redes sociais em Moçambique » CAPA » Jornal Visão Moçambique

Biografia de Joaquim Chissano gera polémica nas redes sociais em Moçambique

NOTÍCIA ORIGINAL PUBLICADA NO DIA29 de janeiro de 2024 @ 14:33

Na manhã desta Segunda-feira, através de grupos de WhatsApp, o Jornal Visão Moçambique, deparou-se com parte de livro/documento, que narra a biografia do antigo estadista moçambicano, Joaquim Alberto Chissano, apontando que ele terá nascido em 1969.

O erro primário, agrava-se quando o escrito começa a narrar sua trajectória, levando aos leitores a perceberem que ele terá começado sua jornada antes da data do seu nascimento, ou seja, entre 16 e 10 anos.

O referido documento narra:

Joaquim Chissano, nasceu em Malehice (Província de Gaza) em 22 de Outubro de 1969.

Fez os Estudos Secundários no Liceu Salazar(actual Escola Secundária Josina Machel). Aderiu ao Núcleo dos Estudantes Secundários de Moçambique (NESAM), em 1953, tendo chegado a ser seu presidente.

Com esta parte da história começava o contraste do ano de nascença com o da sua trajectória.

Sucede, pois, que, Joaquim Alberto Chissano, nasceu em Malehice, no distrito de Chibuto, província de Gaza, em 22 de Outubro de 1939.

Em 1951, foi o primeiro negro a matricular-se no Liceu Salazar (actual Escola Secundária Josina Machel), onde fez os seus estudos secundários.

Em 1960, partiu para Portugal para cursar medicina, mas abandonou este país em 1961 devido à perseguição da polícia política portuguesa (PIDE). Juntou-se à FRELIMO em 1963, na sequência da sua associação com a causa nacionalista. Em 1974, com apenas 35 anos, torna-se primeiro-ministro do Governo de Transição e, depois da proclamação da independência de Moçambique, é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros.

Com a morte do presidente Samora Machel, em 1986, foi nomeado em sua substituição. Em 1994, é feita a primeira eleição democrática para Presidente, observada pela ONU, depois do fim da guerra civil. Foi então democraticamente eleito presidente da República de Moçambique, cargo que manteria até 2005, após ter vencido as segundas eleições multipartidárias em 1999.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado
Share "royal shepherd food processing solutions". Discover effective swing trading strategies, techniques, and tips for successful swing trading. Blog – dobi ads.