Elisa, filha de pais religiosos, nasce enquanto os seus progenitores professavam a Igreja Metodista Unida, donde descobriu-se seu talento aos catorze anos.
Em 2005, Lizha lança seu segundo álbum, que se tornou sucesso levando o nome de – Rainha do Ragga – que inclui sucessos como â4 all yaâ, onde participa o rapper Mr. Arsen. Em 2006, com o clipe do vÃdeo para esta canção, Lizha é premiada com o Melhor VÃdeo Feminino no “Channell O” Music Video Awards. Ela foi indicada em seis categorias.
Durante este perÃodo, Lizha fez diversas parcerias com cantores Sul Africanos tais como Mandoza, Loyiso e Kabelo. Em 2009, ela foi premiada com o Melhor Artista da Ãfrica Austral pela música âEstilo xakhaleâ(estilo antigo). A canção foi uma colaboração com os artistas Sul-Africanos Loyiso e Kabelo.
Em 2010, ela gravou uma música com a cantora brasileira, Alcione, âÃs Meuâ para a parte II do seu álbum de Sentimentos de Mulher. Para o mesmo álbum, ela registou sua versão para a aclamada música moçambicana “Totte”, remixagem dos sons de jazz com Jimmy Dludlu.
Em 2011, Lizha lança “Nandi We”, uma canção que fala sobre a violência doméstica, e no mesmo ano, “Stop Trafico”, financiada pela Embaixada dos EUA em Moçambique, falando sobre o tráfico de crianças e dá a consciencialização das pessoas sobre este problema real em Moçambique, bem como em todo o mundo.
Na sequência, Lizha lançou seu novo single “Gotta Move On”, uma canção que é uma mistura de Pandža, Kwaito, House e Dancehall.
Prémios e indicações
Logo no primeiro ano (2006) em que participou nos Grammy Awards do Canal O (Ãfrica do Sul), James foi nomeada para quatro categorias, acabando por vencer na categoria de Artista Revelação.
Em 2007, James torna a participar nos Grammy Awards do Channel O, conquistando o prémio para o Melhor VÃdeo R&B, com âNuna wa Minaâ. Com o mesmo tema vence ainda na categoria Melhor VÃdeo do Ano, desta feita nos Grammy do Afro Music Channel.
Em 2008, volta a vencer na categoria de Melhor VÃdeo Feminino, nos Grammy do Canal O, com âNi Ta Mu Kuma Kwiniâ. Em Moçambique, recebe o Diploma dos Campeões do MunicÃpio de Maputo.
FALECIMENTO DO MARIDO BANG
Adelson Mourinho, o empresário moçambicano e marido da cantora Lizha James, popularmente conhecido por Bang, morreu vÃtima de doença, no dia 11 de Janeiro de 2021, aos 41 anos. Bang vinha sofrendo de complicações no estômago e se encontrava internado na vizinha Ãfrica do Sul, não tendo resistido e perecido na terra do Rand.Â
Mensagens de colegas da área cultural, principalmente da Música, com lágrimas, pois perderam um irmão, amigo, pai, companheiro. Um dos membros da famÃlia Mourinho confirmou a triste notÃcia do falecimento de Bang, no inÃcio desta tarde de Segunda-feira(11.01.2021) em um programa televisivo.
De recordar que Bang estava hospitalizado desde Agosto de 2020, deixando assim viúva e uma filha.
BIOGRAFIA DE BANG
Aos 41 anos de idade, Bang deixa viúvas, sua esposa e filha menor de idade. Apaixonado pela música, Adelson Mourinho, fundou a empresa Bang Entretenimento como forma de continuar no seu mais apaixonante sonho de cantar que não conseguiu depois de tantas tentativas.
Nascido em Quelimane, capital da provÃncia da Zambézia, o malogrado destacou-se na promoção de espectáculos de cantores da década de 2000, entre os quais Lizha James, Valdemiro José, Ziqo e Dama do Bling, Doppaz e muitos outros.
Continua sendo o único empresário jovem moçambicano que conseguiu lapidar o talento de muitos jovens que hoje pode o chamar de âpapáâ e empresário deles, pois alguns, como Valdemiro José, entraram na música como tentantes. Recordar que Dama Do Bling, permaneceu na Bang ao lado de VJ, até ao ano em que decidiu ter uma relação amorosa séria que hoje continua.
Músicos e cantores da nova geração, conheceram a Indústria do entretenimento através do Bang. Bang não só se destacou como promotor de espectáculos, mas como um patrão da música moçambicana. Junto de sua Esposa Bang fortaleceu a indústria musical, fundando também a Lizha Só Festas, empresa cujo objectivo é oferecer música de qualidade e diversão a pequenada nacional.
Embora tenham existido bocas que comentaram ter o casal Bang roubado a ideia de Mr. Bow e a Pequenada, Lizha James, quase perdia todo seu património após o incidente que vitimou quase uma dezena de crianças no Estádio Nacional de Zimpeto, em mais uma festa dos pequenos acompanhados pelos pais. Foi um ano de muita tinta e dinheiro espalhado na busca de soluções e resolução do conflito com as famÃlias dos petizes que pereceram naquele evento.
O fundador da Bang Entretenimento e marido da popular cantora Lizha James estava internado num hospital de Joanesburgo, Ãfrica do Sul, padecendo de um tumor no estômago.
Bang organizou também espectáculos de cantores angolanos em Maputo.
Um dos seus últimos investimentos foi a criação da televisão Strong Live, em Maputo.
Importa frisar que o casamento de Lizha James e Bang em 2010 foi considerado o The Best do ano.
MAIS...
João Ximenes Braga faz streia no teatro a partir de contos publicados no seu livro
A peça estará cartaz no dia 17 de Dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil O livro âNecrochorume e outros...
âSounds of Peaceâ de Moreira Chonguiça recebe nomeação prestigiosa na 29ª edição do âSouth African Music Awardâ
O feito acontece nas vésperas do Dia da Paz e Reconciliação em Moçambique. O saxofonista e compositor de jazz, Moreira...
Mozambique Barbecue Festival: Um Fim de Semana de Pura Diversão em Maputo
Nos dias 29 e 30 de Setembro, a ATCM será o palco de um dos eventos mais aguardados do ano:...
Petrus Elesbão recebe Selo Racismo aqui não! em nome da RGB
Petrus Elesbão recebe Selo Racismo aqui não! em nome da RGB O presidente da Rede Governança Brasil foi a Salvador...
Lançada primeira edição do Marrabenta Vibes Fest
O Marrabenta Vibes Fest é um evento que marcará a primeira edição do festival, e será realizado no dia 22...
Comentários do Facebook