BVM quer cotar até 2026 mais de 30 empresas

0
BVM quer cotar até 2026 com mais de 30 empresas

BVM quer cotar até 2026 com mais de 30 empresas

O maior mercado de negociação de acções de Moçambique almeja ter mais de 30 empresas cotada na sua lista contra as actuais 11. A Bolsa de Valores de Moçambique(BVM) o mercado organizado onde se negociam acções de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções, no país, sente-se preparada para tornar mais moçambicanos empresários sustentáveis e acessíveis ao mercado empresarial mundial.

Para isso, aquela instituição iniciou um trabalho com vista a ter as empresas do sector Estatal, Bancos, Seguradoras, Empresas de Telefonia Móvel entre outras, cotadas na Bolsa.

Durante uma visita efectuada pêlos representantes do povo(VIII Comissão do Plano de Orçamento da Assembleia da República), o Presidente do Conselho de Administração da BVM Salim Cripton Valá, manifestou um sentimento de preocupação ao ver que apenas 5 das 100 Melhores empresa de Moçambique estão cotadas na Bolsa.

“Temos que ter não só maior diversificação de produtos e serviços, mas temos que ter uma multiplicidade de empresas e investidores a operarem na bolsa. Neste momento temos acima de 23.000 e 622 investidores, um número muito elevado quando comparado com 2019 onde só tínhamos cerca de 7 000 investidores”, salientou Valá Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique.

Na sua intervenção, António Niquice, Presidente da VIII Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República, disse ser Importante ter as empresas do Sector Estatal Cotadas na Bolsa de Valores de Moçambique. Na mesma ocasião Niquice, desafiou a Bolsa de Valores de Moçambique a Internacionalizar as Empresas, e Marcas patentes no Mercado nacional.

“É importante que as empresas de facto do sector empresarial de Estado sejam cotadas na Bolsa de Valores de Moçambique, por causa das grandes vantagens que podem atrair e pode ter. Também é de lei que assim seja feito” referiu Niquice.

Aquele Deputado, referiu que as empresas nacionais devem estar em conformidade com as normas e padrões internacionais, que sejam listadas num lote não só de como são classificadas economicamente, mas também que se possa internacionalizar os seus produtos, a sua patente e participarem no mercado regional e Internacional

De referir que a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) foi criada em 1998 com objectivo de gerir a Venda e Compra de Títulos, Obrigações e Acções de empresas que possuem capital aberto e outras opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado