Capacitadas Raparigas para o Acesso a Fundos de Desenvolvimento e Gestão de Projectos

0
Capacitadas Raparigas para o Acesso a Fundos de Desenvolvimento e Gestão de Projectos

Capacitadas Raparigas para o Acesso a Fundos de Desenvolvimento e Gestão de Projectos

Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) encerra o primeiro ciclo de Capacitações de Raparigas para o Acesso a Fundos de Desenvolvimento e Gestão de Projectos

Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) Directora Célia Zandamela
Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) Directora Célia Zandamela

A Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) Directora Célia Zandamela lançou nesta segunda-feira (20) no distrito de Magude mais uma capacitação de 40 raparigas em matérias de desenvolvimento de competências pessoais em planificação e gestão de projectos. O acto marca o fim da primeira fase do ciclo de capacitações levadas a cabo pelo serviço em epígrafe, em parceria com a Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento AACID ao nível dos distritos da província de Maputo.

Ainda na sua intervenção, a Directora do SPAS referiu haver necessidade de dotar a rapariga de ferramentas que possibilitem-na a desenhar projectos e tenha acesso a fundos de desenvolvimento. Assim, o incentivo ao empreendedorismo, transferência de tecnologias, licenciamento da actividade económica e a Lei de Prevenção às Uniões Prematuras, são alguns dos temas a serem abordados durante os seis dias de capacitação.

Na sua intervenção o Administrador do distrito disse que a actividade é importante e oportuna, pois, responde aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-5) na componente de Empoderamento da Mulher e da Rapariga, bem como permitirá que as raparigas tenham consciência das suas habilidades e capacidades, evitando o envolvimento em uniões e casamentos prematuros que assolam sobremaneira o distrito de Magude.

O evento contou com a participação do Administrador do Distrito de Magude, Director do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social, Chefe do Gabinete de Atendimento à família e menores vítimas de violência, Chefe de Departamento do GCAS e técnicos do SPAS.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *