CBS CERTIFICA AMÉLIA MUENDANE COMO NOVA PATRONA

0

Decorreu na manhã de hoje na cidade de Maputo, a cerimónia de investidura e certificação da Patrona da Escola Superior de Gestão Social ou simplesmente CBS.
Na ocasião, em representação ao Diretor da CBS, Policarpo Matiquite, disse que até ao momento só os cursos de curta duração são leccionados mas, “com tudo espera-se um crescimento”.
“Nós fomos funcionando até ao momento com cursos de curta duração, mas agora já oficializamos e conseguimos abrir momentos para crescer como instituição de ensino, onde nós queremos participar para o desenvolvimento do país em várias frentes sobretudo em como fazer negócio”.
Por seu turno Amélia Muendane destacou que após a independência três em cada 100 moçambicanos sabiam ler e escrever o que ao longo de décadas, o sistema ensino no país teve várias transformações.
“O sistema de ensino de Moçambique benéficiou de transformações significativas, visando adequar o perfil de ensino técnico científico adequado, à conjuntura nacional e agenda do desenvolvimento que colminou a proclamação de educação para todos os moçambicanos como um Direito Constitucional”.
A fonte acrescentou que a taxa do analfabetismo em Moçambique reduziu de forma significativa, situando-se em 73% até 1990.
” De 93% que tínhamos 1975 para 73% em 1990, porém a eclosão da guerra de desestabilização em 1980, resultou na roptura de estruturas e devastação, que levaram ao retrocesso do sistema de ensino e do acesso à educação sobretudo nas zonas rurais, o que teve como consequência o surgimento das disparidades nos índices de escolaridade urbano e rural”, disse Muendane acrescentando que o Estado Moçambicano avançou com a consolidação do ensino reduzindo em 1990 a taxa de analfabetismo em quase 65%.
De realçar que Amélia Muendane é actualmente Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, tendo sido igualmente Vice-ministra do Plano e Desenvolvimento.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *