Após a promulgação dos resultados das VI Eleições Autárquicas de 11 de Outubro de 2023 pelo Conselho Constitucional, na manhã desta Quinta-feira, a Comissão Eleitoral da Cidade da Matola, procedeu à destruição de todo material usado, no escrutínio que tem papel e caneta ainda a correr pelos tribunais e outras instituições da justiça, devido às irregularidades verificadas durante o processo, bem como no momento da repetição do mesmo, nos princípios do mês de Dezembro último.
O material foi destruído obedecendo a um comando de lei onde estão inclusos boletins de voto, cartazes e dísticos de propaganda, coletes, entre outros.
Mandatários de partidos políticos, entidades governamentais, agentes de segurança, convidados, entre outros, testemunharam hoje na autarquia da Matola a incineração do material usado no escrutínio.
Foi também divulgada a proposta da data para a tomada de posse dos edis eleitos, para a Cidade de Xai-xai, para 7 de Fevereiro próximo, processo que inclui também a tomada de posse dos órgãos eleitorais, saídos do último sufrágio autárquico de 2023.