Ícone do site Jornal Visão Moçambique

CELEBRAÇÃO DO MÊS DA MULHER MAIS REFORÇADA EM 2021

banner Principal Portugues 01 01 01

banner Principal Portugues 01 01 01

Para Moçambique o mês da mulher começa em Março e entende-se ao de Abril, abrindo-se assim uma janela para várias reflexões sobre a evolução desta ala que durante séculos foi vista como dona de casa e escravizada pela masculinidade foi morta e pisoteada sem culpa.

O ano 2021 arrancou com muitos problemas relacionados às mulheres em Moçambique, pois, com a introdução de medidas de confinamento e afastamento social, o real sustento destas donas e chefes de famílias reduziu, colocando-as reféns de vários abusos sexuais, violência de Género e muitos outros aspectos negativos. O anúncio de medidas de prevenção da covid-19 incluindo o recolher obrigatório, propiciou a depreciação já anunciada com a entrada do coronavírus em 2020 em Moçambique, sendo a maioria delas é comerciante e só consegue ganhar algum dinheiro justamente nas horas de ponta.

Além disso, ainda nos primeiros meses do ano 2021, o maior número de casos positivos da covid-19 reportados pelas autoridades da saúde moçambicana eram de mulheres o que mostra realmente a necessidade de se aumentar capacidade desta camada social intelectualmente e financeiramente para que aguente a crise instalada pelo inimigo invisível.

Não obstante ao covid, associam-se aos problemas femininos as violações sexuais que ultrapassam os 60% segundo dados reportados pela Polícia da República de Moçambique, referentes ao ano 2020.

Assumindo isso e mais, no Mês da Mulher em todo mundo, celebra-se O Global Womenice Summit 2021, um evento organizado pela organização Womenice cujo tema é “Liderança Feminina e o Novo Normal na Era do COVID”, onde o principal objectivo é Envolver, Inspirar, Engajar e Empoderar através de debates, partilha de experiências e aprendizagem.

O evento global que vai reunir mais de 35 palestrantes de mais de 10 países, vai acontecer no dia 28 de Março e será online face ao COVID sendo transmitido também pelas redes sociais e digitais da Womenice.

No mesmo evento serão também partilhados programas, actividades, iniciativas e estratégias que podem ajudar as mulheres a aprender e empoderar-se e fazer face aos novos desafios da nova era. Será uma oportunidade de expandir o networking, adquirir mais conhecimento inspirar-se mais junto a personalidades globais.

Porque as mulheres são as reais empreendedoras do mundo não poderá faltar um debate sobre o assunto face ao covid-19, mas também poderá se debater Liderança e Educação, Assuntos Sociais e activismo em torno da mulher e da rapariga, Motivação e Mentalidade e Media e cultura praticadas por mulheres.

As participantes serão de 10 países incluindo Moçambique, Brasil, Angola, Portugal, Cabo-verde, Finlândia, Nigéria entre outros onde as mulheres trabalham para inspirar, empoderar e transformar a sociedade.

A iniciativa Womenice é dirigida pela moçambicana Tânia Tomé.

“Esta é apenas uma das iniciativas da Plataforma que pretende empoderar mulheres, jovens e crianças com várias iniciativas ao longo do ano. Com o lema mulher líder que transforma. O dia também será marcado com homenagem a duas mulheres lideres e com lançamento oficial da primeira edição da Magazine Global Womenice onde será também anunciada publicamente a vencedora da competição Miss Face Womenice e as novas Embaixadoras Womenice, decorrentes do concurso que está ainda a correr no Instagram da Womenice”, refere Tânia Tomé.

Além da Curadora, Embaixadora Global e Presidente da Womenice Tânia Tomé, participam do evento as moçambicanas, Nyeleti Mondlane Ministra da Mulher e Género e Acção Social e Lurdes Mutola Campeã Olímpica e Filantropa.

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile