CERCA DE 6 milhões de cidadãos nacionais poderão transaccionar seu dinheiro pelo celular e banco com facilidade

0
Moza Banco e e Mola

Moza Banco e e Mola

Na Quarta-feira(02.09), o Moza Banco e a Movitel, rubricaram um memorando de entendimento com vista a flexibilizar as transacções bancárias e-banking e mobile banking como forma de facilitar a vida de seus clientes. As duas companhias entendem que o mercado financeiro e de transacções de dinheiro está cada vez mais sofisticado e com o novo normal que o mundo desafia, o mais correcto é ter dinheiro no banco usável pelo celular e vice-versa, garantindo também a inclusão financeira, estendendo o seu leque de utilizadores em território nacional.

São no total 180 (mil) clientes do Moza Banco e 5,5 milhões de clientes da Movitel que irão beneficiar se dos serviços financeiros das duas entidades, permitindo a realização de transferência de dinheiro da Carteira móvel E-Mola para contas do Moza Banco.

Com a disponibilização do serviço, os clientes da agência bancária poderão efectuar transferências das suas contas à ordem, para a carteira digital E-Mola através dos canais Moza Já (USSD), Moza Net (internet banking), Moza Mobile (Mobile banking) e o AZZAPP, o mais recente canal transaccional criado pelo Moza.

O Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Manuel Soares disse que as transacções nestes canais partem de um montante mínimo de cem (100) MT até um máximo de 25.000 MT por operação, não podendo exceder o limite de cento e cinquenta mil (150.000) MT diários, para o caso de clientes particulares e duzentos e cinquenta mil (250.000) MT para os clientes, Empresas.

Soares avançou que a funcionalidade exclusiva da agência bancária no mercado, é que permite efectuar para até dez (10) contas numa única operação, através do Moza Net.

Questionado sobre o nível de segurança que os clientes poderão ter nestas operações, Soares frisou que as duas instituições têm tido nos últimos anos grandes investimentos nesta área, portanto, os clientes estão totalmente seguros sobre o processo de Interoperabilidade.

O presidente disse ainda que em tempos de confinamento e distanciamento que se vive actualmente, esta solução revela-se ainda mais útil, pertinente, na medida em que reduz a necessidade de movimentação de valores em numerário, podendo as transferências ser feitas em tempo real para qualquer ponto do país através dos canais digitais.

Victor Luiz Timóteo, Presidente do Conselho de Administração da Movitel E-Mola referiu que enquanto provedores de serviços financeiros de carteira móvel, com maior cobertura, criaram-se condições de acessibilidade, assegurando assim participação das pequenas e médias empresas, como principais motores de desenvolvimento nacional.

As carências electrónicas por seu turno, e o E-Mola em particular assinalam um crescimento exponencial nos últimos anos, afirmando como um importante veículo na dinamização do processo de inclusão financeira da população. Não obstante, os progressos registados neste domínio, permanecia há até pouco tempo, o desafio de assegurar a interoperabilidade entre as carteiras móveis e a banca convencional de modo a que os clientes pudessem facilmente transaccionar entre estas plataformas.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado