Um click para o muno das notícias! » Eleições 2023 - 2024 » Chapo consolida apoio à Frelimo em Portugal
Chapo consolida apoio à Frelimo em Portugal

Depois de périplo por alguns países da região, o Secretário-geral Interino e Candidato Presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, visitou Portugal com objectivo de consolidar o apoio ao partido Frelimo nas próximas eleições gerais marcadas para 09 de Outubro próximo.

À sua chega a Portugal, Daniel Chapo manteve um encontro com o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, para passar em revista assuntos de actualidade nos dois países. Segundo Chapo “o Presidente Marcelo nunca escondeu o seu amor por Moçambique e mais uma vez deu nos conselhos úteis para consolidar o projecto que temos para Moçambique”.

Chapo felicitou Portugal pela eleição de António Costa à presidência da Comissão Europeia tendo afirmado que a eleição não é apenas importante para Portugal e seu povo mas também para moçambicanos porque António Costa tem orgulho do nosso país e diz sempre que é seu segundo país.

“Temos uma excelente colaboração com a União Europeia em Moçambique, temos vários programas de desenvolvimento e achamos que António Costa é um português não só com visão portuguesa como um país, mas também com visão internacional”. Este, explica Chapo, é resultando do “reconhecimento de uma carreira extraordinária que foi fazendo como político”, disse Chapo.

Numa reunião com os membros da Frelimo em Lisboa, Daniel Chapo começou por agradecer a recepção calorosa que teve em Portugal e destacou a importância das visitas que tem estado em vários países. “ Estamos visitar partidos, países e povos irmãos e a interagir com camaradas e com moçambicanos na diáspora”, explicou Daniel Chapo.

Sobre a sua candidatura, Daniel Chapo disse que é candidatura de renovação e esperança”. Segundo Chapo, como jovem precisa de pensar fora da caixa. “Precisamos de fazer coisas inovadoras para que nos próximos anos o país seja diferente”.

Para Daniel Chapo “temos que conquistar a nossa independência económica”, o que só é possível se o país definir áreas prioritárias para operar mudanças. Chapo defende que “o país deve ter capitais temáticas, por exemplo, de cultura, política, turismo, entre outros. Precisamos de começar a pensar nisso e desenvolver o país como deve ser se forma harmoniosa para que realmente Moçambique cresça de forma harmonizada”. Como jovens, defende o candidato da Frelimo “vamos fazer coisas diferentes e com inovação e criatividade tendo em conta as mudanças em curso no mundo”.

O candidato presidencial defende que o País deve ter uma agenda de desenvolvimento a longo prazo “precisamos de pensar numa agenda a longo prazo, por exemplo, até 2050 devemos ter um plano estruturado que engloba as ideias de todos os segmentos da sociedade, uma agenda comum de desenvolvimento porque todos somos moçambicanos”. Aliás, disse Chapo, “foi assim que muitos países fizeram para alcançar o desenvolvimento”. Rematou.

 

Reunião com partidos amigos

 

Daniel Chapo reuniu com o Secretário-geral do Partido Social Democrata – PSD, Hugo Soares. No encontro passaram em revista as relações de cooperação entre a Frelimo e aquela formação política. Chapo recebeu garantias de apoio e cooperação bilateral.

Daniel Chapo reuniu igualmente com o Secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos de quem recebeu elogios pela sua eleição a candidato da Frelimo. O Secretário Geral do PS “Reafirmou a amizade e disponibilidade para cooperação no âmbito das relações entre o seu partido e a Frelimo”.   Nuno Santos manifestou a “profunda admiração pela Frelimo com quem temos uma história comum e de respeito mútuo”.

O SG do PS disse se sentir lisonjeado por ser da mesma idade que o candidato. Elogiou a Frelimo pelas realizações “a Frelimo tem feito muito pelo desenvolvimento de Moçambique. Nos últimos anos Moçambique registou um extraordinário desenvolvimento e acreditamos como filho da independência, Daniel Chapo vai de facto conseguir trazer uma nova abordagem e dar continuidade que herda”.

Daniel Chapo reuniu igualmente com o Partido Comunista Português – PCP, Paulo Raimundo que reafirmou “a nossa sincera e profunda relação de amizade e de cooperação que temos tido e esperamos futuramente pelo nosso apoio nas batalhas que temos para frente da mesma forma que contamos com vosso apoio”. O SG do PCP reiterou “compromisso de sempre e aquilo que desejamos que as eleições corram bem e que a Frelimo saia necessariamente vencedora e que isso permite continuar num caminho difícil exigente, mas numa situação internacional”.

 

Visita à Cidade Porto

Daniel Chapo concluiu a sua visita de dois dias a Portugal na cidade do Porto, onde reuniu com membros e simpatizantes da Frelimo. No encontro Daniel Chapo disse que “Nós estamos a pensar em trabalhar num Moçambique melhor, vamos fazer 50 anos e devemos avançar para uma agenda a longo curso que pode iniciar em 2025 para terminar em 2050”.

Daniel Chapo defendeu a necessidade de “fazer uma agenda que tem em conta a inclusão de todos, independentemente da sua religião, filiação partidária, entre outros. Devemos planificar as nossas acções de desenvolvimento”, rematou.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Jornal Visão Moçambique. 2024 © Todos os direitos reservados.