Connect with us

CAPA

Chefe do Estado exalta o papel axial do jornalismo na consolidação democrática e no desenvolvimento da nação

Published

on

Maputo, 11 de Abril de 2025 — O Presidente da República, Daniel Chapo, dirigiu nesta Sexta-feira, uma calorosa saudação aos jornalistas moçambicanos, enaltecendo o seu contributo determinante na edificação de uma sociedade democrática e no impulso ao socioeconómico de Moçambique. O gesto presidencial coincide com a celebração do aniversário da fundação do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), uma efeméride de valor histórico para a classe jornalística nacional.

A intervenção do Chefe de teve lugar no Porto de Maputo, à margem da cerimónia de relançamento da cabotagem marítima nacional. Na ocasião, o Presidente não deixou de fazer alusão à importância da data, sublinhando que “apraz-me felicitar cordialmente cada jornalista moçambicano neste dia memorável, o 11 de Abril, data que marca a fundação do Sindicato Nacional de Jornalistas. É, deveras, uma oportunidade ímpar para expressar os meus votos de um feliz dia a todos os obreiros da informação em Moçambique”.

Chapo ressaltou o papel estruturante do jornalismo na formação de uma cidadania informada, consciente e crítica. Sublinhou ainda o desempenho notável dos profissionais da comunicação na difusão de acções governamentais e não-governamentais.

Advertisement

“Tem vindo a fazer um excelente trabalho em Moçambique. Um trabalho que mostra o que está a ser feito não apenas pelo , mas também pela sociedade civil, , e instituições académicas, bem como os grandes desafios que Moçambique enfrenta no seu percurso de desenvolvimento”, afirmou.

O Presidente evocou os avanços registados no sector após a institucionalização da liberdade de imprensa consagrada na Constituição de 1990.

“Temos registado um crescimento não apenas em quantidade, mas também em qualidade dos órgãos de informação e desta profissão nobre que é o Jornalismo, o chamado quarto poder”, observou.

Num gesto de reconhecimento explícito, o Chefe do Estado endereçou palavras de apreço aos jornalistas, incentivando-os a manter a excelência, a e o rigor profissional.

Advertisement

“Não podíamos deixar passar este dia sem felicitar todos os fazedores de em Moçambique e, em particular, os jornalistas por este momento tão especial”, frisou.

A propósito das comemorações do Jubileu de Ouro da , Chapo reforçou a importância do papel jornalístico na construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

“Queria fazer um pedido especial neste ano em que celebramos os 50 anos da nossa independência nacional: temos de continuar a trabalhar para o desenvolvimento do país, e o trabalho jornalístico é, neste contexto, absolutamente fundamental”, declarou.

Numa mensagem oficial endereçada na mesma manhã à classe jornalística, o estadista reiterou que o jornalismo constitui um pilar essencial da democracia, da coesão social e da cidadania. Reconheceu igualmente o valor da coragem, da integridade e da resiliência dos jornalistas, que enfrentam inúmeros desafios no exercício da profissão.

Advertisement

Por fim, Daniel Chapo reafirmou o do Governo em colaborar com o Sindicato Nacional de Jornalistas na criação de um ambiente e legislativo que favoreça o livre e responsável exercício da comunicação social. Defendeu uma responsabilidade colectiva em assegurar que o jornalismo continue a florescer com isenção, dignidade e compromisso com a verdade, num ano que considerou ser “marcante para todos os moçambicanos”.

Advertisement