Saúde

China rejeita proposta de nova missão da OMS sobre origem da Covid-19

O governo chinês disse-se “surpreendido” com a proposta e afirmou que a comunidade científica deve concentrar todos os seus esforços na confirmação da hipótese “muito provável” de que o vírus tenha vindo de um animal.

Pequim rejeitou, esta Quinta-feira, a proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS)  para a realização de uma segunda fase de estudos na China com vista ao apuramento da origem do novo coronavírus.

A informação foi divulgada esta manhã durante uma conferência de imprensa conduzida por Zeng Yixin, ministro-adjunto da Comissão Nacional de Saúde chinesa.

Esta viagem de uma equipa de especialistas da OMS tinha também como objectivo realizar auditorias a laboratórios chineses para descartar a possibilidade de o novo vírus ter surgido devido a uma fuga numa dessas estruturas.

“Não vamos aceitar o plano de averiguação das origens do novo coronavírus como foi apresentado, tendo em conta que relativamente a certos aspectos não têm em consideração o básico senso comum e desafia a ciência”, afirmou o governante, citado pela Reuters.

Zeng Yixin admitiu ter ainda ficado “surpreendido” com a proposta e sublinhou que a comunidade científica deve concentrar todos os seus esforços na confirmação da hipótese “muito provável” de que o vírus tenha vindo de um animal e ter assim sido transmitido para as pessoas.

Para o Governo chinês, a possibilidade de que o novo coronavírus possa ter escapado de um laboratório, como a OMS admitiu, é uma premissa “pouco científica”.

O ministro-adjunto reiterou ainda que os dados fornecidos à OMS não puderam ser partilhados na sua totalidade por uma questão de privacidade. “Esperamos que a OMS reveja seriamente as considerações sugeridas pelos peritos chineses e que trate verdadeiramente a investigação sobre as origens do vírus como uma matéria científica, afastando interferências políticas“, argumentou ainda.

Importa recordar que uma equipa de especialistas da OMS esteve durante quatro semanas no centro da cidade de Wuhan. Após a viagem, a organização divulgou um relatório em Março deste ano. As conclusões preliminares apontavam para que o novo vírus tivesse sido transmitido por morcegos aos seres humanos através de outros animais.

Na semana passada, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apresentou a proposta aos Estados que integram a organização numa reunião à porta fechada, que decorreu em Genebra, um dia após o responsável ter afirmado que as investigações eram prejudicadas pela falta de dados disponibilizados na primeira viagem à China.

Em declarações aos jornalistas na altura, Tedros Adhanom Ghebreyesus admitiu ainda ter sido prematuro excluir desde logo a hipótese do novo coronavírus ter surgido após uma fuga laboratorial.

Redacção do Jornal Visão

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

View Comments

Recent Posts

O  Barcelona está por um fio na liga Europa

O  Barcelona está por um fio na liga Europa. Se não ganhar o último confronto…

8 horas ago

Empresários Europeus já investiram mais de 60 biliões de dólares em Moçambique

Países como Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Suécia, França e Finlândia, figuram como os que mais…

5 dias ago

A partir de Moçambique: GALP reforça o fornecimento Gás de Petróleo Liquefeito na SADC

Esta garantia surge do investimento feito pela GALP Moçambique num montante de 12 milhões de…

5 dias ago

PARA NÃO FICAR NA SOLIDÃO no fim do mandato na FEMATRO: Castigo Nhamane e seus comparsas surripiam presídio da COOPTRAB

O actual Presidente da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários(FEMATRO), Castigo Nhamane junto do…

5 dias ago

Polícias Guineenses recebem formação da INTERPOL em combate ao tráfico de armas de fogo e crimes associados

Realiza-se, entre os dias 24 e 26 de Novembro, em Bissau, o Curso de Formação…

7 dias ago

NA ZAMBÉZIA: Inaugurado Gabinete Central de Combate a Corrupção

A infra-estrutura foi Inaugurada pela Secretária de Estado, Judith Mussácula, nesta terça-feira, 23, na capital…

1 semana ago