Cidade de Maputo: Capturadas mais 7 mil toneladas do pescado nos primeiros nove meses de 2021

0
Por: Ângelo Manhengue   O governo da cidade de Maputo registou durante os primeiros nove meses do presente ano  um volume de capturas da pesca 7069mil toneladas de pescado diversos representando uma realização de 76././em relação ao plano anual e quando a.pesca Artesanal  capturaram 6.382 mil toneladas que representa 75././do planificado. No programa Nacional de Restauração do Ecossistema do Mangal, foram plantados igualmente 3.980 mudas de mangal nos distritos Municipais principalmente os distritos Municipais  de KaNyaka  onde foram plantados 1.980 e Katembe com 2.000,tendo sido restaurados cerca de 4hectares. Os dados foram avançados no domingo, no distrito Municipal Catembe pelo Secretário de Estado da Cidade de Maputo Vicente Joaquim onde dirigiu a cerimónia do dia Mundial da Pesca que este  ano , o dia é celebrado sob o lema, “Gerir a pesca de forma sustentável, para melhor resiliência dos ecossistemas aquáticos e.das comunidades pesqueiras”. O Secretário de Estado apelou os profissionais da pesca e toda comunidade para uma maior vigilância  no combate à pesca ilegal e o uso de práticas prejudiciais à sustentabilidade da pesca e reitera o compromisso de trabalhar com todos os intervenientes na cadeia de valor da pesca na criação de condições que aumentam a resiliência das comunidades e desenvolvam formas sustentáveis e justas de pesca rumo a uma economia azul cada  mais forte. Vicente Joaquim esclareceu a todos os presentes  na  cerimónia que o governo de Moçambique no seu programa Quinquenal sua agenda 2020/2024/ tem  prioridade no sector da pesca  e Aquacultura o fortalecimento do desenvolvimento da pesca artesanal e valorização da pesca industrial criando mais  oportunidade de emprego, e contribuindo de modo directo para a melhoria da qualidade de vida da população no combate à fome, à pobreza e à desnutrição. Para o. Presidente da Associação dos pescadores ao nível do distrito Municipal da Catembe Romão Nicolau ,presente na cerimónia disse que a realidade do pescado  ao nível de Catembe é boa mais o que grande constrangimento  dos pescadores é porque este período temos tido dificuldade no mar. “Estamos  de período de veda já durante cinco meses mesmo assim  temos  grande problema do pescado, quando vamos ao mar nos primeiros os dias temos tido resultados mas no segundo dia e terceiro dia já não saímos com nada, é porque existe empresas que dispensam produtos químicos no. Mar, que esta a queimar mangal, porque não é possível durante curto período do tempo 4 hectares estar queimado”.

O governo da cidade de Maputo registou durante os primeiros nove meses do presente ano  um volume de 7.069 toneladas de pescado diverso, número que representa uma realização de 76% em relação ao plano anual. Segundo a mesma informação na pesca Artesanal foram capturadas 6.382 toneladas que representam também 75% do planificado.

Por: Ângelo Manhengue

Esta informação foi tornada pública no último Domingo, no distrito municipal da KaTembe, pelo Secretário de Estado Vicente Joaquim, durante a visita no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Pesca, efeméride celebrada sob o lema “Gerir a pesca de forma sustentável, para melhor resiliência dos ecossistemas aquáticos e.das comunidades pesqueiras”.

Ainda durante sua intervenção Vicente Joaquim avançou que no programa Nacional de Restauração do Ecossistema, foram plantadas 3.980 mudas de mangal nos distritos municipais principalmente no de KaNyaka  1.980 e Katembe com 2.000, tendo sido restaurados cerca de 4 hectares.

O Secretário de Estado apelou aos profissionais da pesca e toda comunidade para uma maior vigilância  no combate à pesca ilegal e o uso de práticas prejudiciais à sustentabilidade da pesca reiterando o compromisso de trabalhar com todos os intervenientes na cadeia de valor da pesca, na criação de condições que aumentem a resiliência das comunidades e desenvolvam formas sustentáveis e justas de pesca rumo a uma economia azul cada  mais forte.

Vicente Joaquim esclareceu a todos os presentes  na  cerimónia que o governo de Moçambique no seu programa Quinquenal 2020/2024/ tem  prioridade no sector da pesca  e Aquacultura, o fortalecimento do desenvolvimento da pesca artesanal e valorização da pesca industrial “criando mais  oportunidade de emprego, e contribuindo de modo directo para a melhoria da qualidade de vida da população no combate à fome, à pobreza e à desnutrição”.

Para o Presidente da Associação dos Pescadores ao nível do distrito municipal da KaTembe, Romão Nicolau, a realidade do pescado  ao nível daquele espaço é boa, apontando que o grande constrangimento  dos pescadores “é porque este período temos tido dificuldade no mar”.

“Estamos de período de veda durante cinco meses, mesmo assim temos grande problema do pescado, quando vamos ao mar nos primeiros dias temos tido resultados mas no segundo e terceiro dias já não saímos com nada. Isso porque existem empresas que despejam produtos químicos no Mar, que estão a queimar mangal, porque não é possível durante curto período do tempo 4 hectares estar queimado”.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *