CNCS nega que se use apenas o 1.º de Dezembro para reflexão em torno do HIV e Sida

0

A iniciativa designada Dezembro Vermelho este ano lançada em Moçambique, por ocasião da passagem do 1.º de Dezembro dia Mundial de Combate ao HIV/SIDA, surge para chamar a atenção aos moçambicanos e as organizações da sociedade civil de modo a reflectirem mais sobre o assunto.

A proposta de se estender as actividades nesse âmbito foi feita pelo Conselho Nacional do Combate ao Sida(CNCS), na voz do seu Secretário Executivo, Francisco Mbofana, onde deu a conhecer que durante o mês de Dezembro serão divulgadas mensagens diversas através de diferentes plataformas digitais a fim de sensibilizar a sociedade sobre a pandemia do HIV/SIDA.

Mbofana, disse ainda que o marco inicial das comemorações teve lugar no dia 1, prolongando-se até ao dia 31 de Dezembro, data em que  a  campanha  será  oficialmente encerada.

As celebrações  da luta contra o SIDA, ocorrem num ano em que  o governo de Moçambique  aprovou  o quinto plano estratégico nacional  para  dar sequência  as acções  de resposta ao HIV/SIDA, durante o quinquénio 2021-2025 com as  atenções focalizadas  na meta global de acabar com o SIDA, como ameaça à saúde publica até 2030.

O Secretário Executivo do CNCS, revelou que a situação epidemiológica de acordo com as estimativas de 2020, indica  uma redução no número de novas infecções pelo  HIV de 150.000 em 2010 para 98.000 em 2020.

As mortes relacionados  ao SIDA também baixaram significativamente de 65.000 em 2010 para 38.000 em 2020.

As celebrações  deste ano decorrem sob o lema  “acabar com as desigualdades, acabar com o SIDA e com as pandemias” sendo que a cerimónia central teve lugar na cidade de Inhambane, província do mesmo nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado