Comemoração do Kwibuka30: Reflexão e Homenagem ao Genocídio de 1994 contra os Tutsi no Ruanda

0
Comemoração do Kwibuka30: Reflexão e Homenagem ao Genocídio de 1994 contra os Tutsi no Ruanda

O Alto Comissariado do Ruanda em Moçambique se uniu ao mundo na lembrança e respeito às vítimas e sobreviventes do Genocídio de 1994 contra os Tutsi no Ruanda, conforme designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Este ano marca três décadas desde o fim do genocídio, e é um momento crucial para reflectir sobre a trajectória de reconstrução, resiliência e unidade do Ruanda.

Kwibuka, que significa “lembrar”, é uma oportunidade para honrar a memória dos mais de um milhão de ruandeses que morreram em cem dias de horror. Além disso, é um convite à reflexão sobre os factores que levaram a tais atrocidades e um compromisso renovado com o “nunca mais”, especialmente num contexto global onde o extremismo e o ódio continuam a ser desafios preocupantes.

A lembrança também envolve o apoio contínuo aos sobreviventes do genocídio e o esforço conjunto para evitar a negação e o revisionismo histórico. Nesse sentido, a ratificação recente pelo Governo de Moçambique do Tratado de Extradição e do Acordo de Assistência Mútua Legal com o Ruanda é um passo significativo na luta contra a impunidade e na busca por justiça.

Destaca-se a liderança visionária do Presidente Paul Kagame e o compromisso incansável dos ruandeses em superar as adversidades e promover a reconciliação nacional.

Durante a semana de homenagem, o Alto Comissariado do Ruanda em Moçambique organizou exposições e eventos onde compartilhou a história do genocídio, suas causas e consequências, além dos esforços de reconstrução e reconciliação do país.

O ponto alto das comemorações foi a caminhada de recordação seguida por testemunhos de sobreviventes e discursos de autoridades, marcando o encerramento da semana de homenagem.

Lembrar, unir e renovar são os pilares dessa importante iniciativa de reflexão e solidariedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *