8 de outubro de 2024

Comer doces e alimentos processados aumenta a probabilidade de demência

A comida de plástico mais comum entre todos os participantes eram os refrigerantes, seguida de doces e lacticínios. Aqueles alimentos a que poucos conseguem resistir, como batatas fritas, bolachas, doces e refrigerantes, podem causar demência. As conclusões são de um estudo americano publicado no dia 27 de Julho, na Academia Americana de Neurologia, que avaliou mais de 70 mil pessoas durante 10 anos.

Os alimentos ultra-processados são definidos pelas elevadas percentagens de açúcar, gordura e sal, bem como pela escassez de proteínas e fibras. “Este tipo de comida destina-se a ser conveniente e saborosa, mas diminuem a qualidade da dieta de uma pessoa”, disse o autor do estudo Huiping Li, PhD, da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, em comunicado. “Estes alimentos podem também conter aditivos alimentares ou moléculas de embalagens, ou produzidos durante o aquecimento, tendo sido demonstrado noutros estudos que todos eles têm efeitos negativos sobre o pensamento e a memória.”

Em comparação com as dietas alimentares com ingredientes integrais, aqueles que consomem grandes quantidades de açúcar parecem mais propensos a desenvolver demência. E por cada 10 por cento de aumento no consumo de fast food, os investigadores assistiram a uma subida de 25 por cento de probabilidade de serem diagnosticados com doenças do foro neurológico.

A causa desta correlação ainda não é clara, porém os investigadores afirmaram que estudos anteriores apoiam a ligação entre o que colocamos no corpo e a forma como afecta a mente. “A nossa investigação não só descobriu que os alimentos ultra-processados estão associados a um aumento do risco de demência, como descobriu que a sua substituição por opções saudáveis pode diminuir o risco da doença”, acrescentou Li.

 


Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Agostinho Muchave

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.

Related Post

Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading