Conheça o bairro Tucuruvi em São Paulo

Conheça o bairro Tucuruvi em São Paulo

Tucuruvi está localizado na zona Norte do município de SP, sendo portanto um distrito administrado pela subprefeitura de Santana/Tucuruvi, a região em questão está conquistando a confiança das imobiliárias uma vez que vem apresentando grande expansão no mercado e elevado índice de desenvolvimento humano, com destaque na qualidade de vida e em outros quesitos socioeconômicos.

Conheça o bairro Tucuruvi em São Paulo

Créditos da imagem: Pixabay.

De primeiro momento cumpre destacar que Tucuruvi é um distrito da zona norte do município de São Paulo, sendo este administrado pela subprefeitura de Santana/Tucuruvi.

Os investimentos dos entes públicos e privados estão fomentando o crescimento socioeconômico da região, com enfoque no setor imobiliário que com a expansão do município vem ganhando destaque em relação as demais regiões do país, tendo em vista a imensa quantidade de procura de imóveis no Tucuruvi.

  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO MUNICÍPIO DE TUCURUVI;

De ante mão percebe a necessidade de aludir sobre os motivos de Tucuruvi ser chamado de distrito e não de município ou cidade.

De acordo com o site “educação cc”, os distritos são as regiões que possuem “subprefeituras e outras divisões como os distritos rurais e outras classificações. O termos é empregado sempre no sentido de designar uma região geográfica com a finalidade administrativa, militar, judicial, fiscal, sanitária ou também policial”.

Pelo fato de Tucuruvi ser anexado ao município de são Paulo, os índices populacionais e semelhantes são referentes ao município de SP, através disto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 foi realizado o levantamento do censo populacional com quadro de 11.253.503 pessoas, no entanto, o crescimento de habitantes é visível ao passo que em 2019 o Instituto divulgou o censo de população estimada em 12.252.023 habitantes.

Ademais, junto aos inúmeros crescimentos da cidade, destaca-se que o salário médio mensal dos trabalhadores formais chega até 4,2 salários mínimos, enquanto isso, o PIB per capita levantado em 2017 registrou o equivalente a R$ 57.759,39, fazendo com que o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) chegue em 0,805, valor este considerado elevadíssimo para os especialistas da área.

Conquanto, o território da cidade é de 1.521,110 km², de toda essa área, 92,6% possui esgotamento sanitário adequado, para com 74,8 % da área possui arborização de vias públicas e por fim, apenas 50,3 % da área possui urbanização de vias públicas, salienta-se que o bioma do local é a mata atlântica e não possui sistema costeiro marinho pertencente.

  • PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO BAIRRO VERTICALIZADO;

A principal característica do bairro Tucuruvi é seu perfil residencial, que por conta disso tende a ser calmo e possui uma concentração de comercio especifica, com facilidade no acesso, lazer, entretenimento, segurança e outros quesitos provenientes a população, que são devem ser levados em consideração no momento de adquirir um apartamento no Tucuruvi.

O acesso de Tucuruvi para com outras regiões de São Paulo é fácil, uma vez que a mesma está conectada agilmente com toda a cidade, principalmente com a zona norte, neste ponto, destaca-se as vias interligadas com as avenidas Luís Dumont Villares, Ataliba Leonel, Nova Cantareira e a avenida Tucuruvi.

Outro impasse importante é que o bairro em questão é conhecido por ser o centro das compras, esta lembrança foi dada ao distrito por conta do imenso shopping Metro Tucuruvi, este é integrado a estação de metrô e também ao terminal de ônibus. Em relação ao shopping, este foi inaugurado em 2013 com investimento maior de R$ 200 milhões, a área do shopping é de aproximadamente 36 mil m², possuindo 236 lojas, a área disponível para locação é de 32,7 mil m², ademais o estabelecimento possui 06 (seis) salas de cinemas, 05 (cinco) pisos de estacionamento que garantem mais de 1.900 (hum mil e novecentos) vagas, além de 05 (cinco) andares, ou seja, pavimentações de lojas.

Além disso o bairro conta com mais de 05 (cinco) hospitais, também é considerado um dos bairros mais valorizados pelas imobiliárias e investidores locais, por ser um bairro seguro com grande desenvolvimento socioeconômico.

TURISMO DO LOCAL;

O turismo em Tucuruvi não é o empreendimento local, por possuir um perfil residencial, no entanto, seus pontos turísticos não são indesejáveis uma vez que a cidade possui diversos locais e eventos emblemáticos que já foram referencias nacional em quesito cultural.

Em suma, pode-se destacar alguns lugares para se fazer diversas visitas como o Parque Estadual Alberto Lofgren, MercadoCar, Clube de Oficinas, Cinemas 5D, Estúdios de Gravação, Shopping Metro Tucuruvi, Praça Novais e Clube Desportivo.

No entanto, os principais lugares que se destacam neste quesito e que atraem grandes grupos turísticos anualmente é a Biblioteca Sylvia Orthof, inaugurado em 1981 já ganhou prêmios de referência de lazer e cultura, por último, o Palacete Harding construído em 1903, por William Harding, o estabelecimento hoje faz jus ao prédio da Subprefeitura Regional de Santana/Tucuruvi.

Agora que você já conhece um pouco do Bairro Tucuruvi, compartilhe esse post com seus amigos em sua rede social e espalhe o conhecimento.

483

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: