O Conselho autárquico da Vila da Manhiça adquiriu recentemente com fundos próprios, equipamento para a melhoria dos serviços internos e dar mais assistência aos munícipes.
Texto: Bernardo Guambe
Trata-se de uma viatura de marca Mahindra para a vereação da Mulher e Acção Social onde a mesma vai passar a facultar a deslocação da equipa para os bairros com vista a trabalhar com a comunidade. Adquiriu igualmente vassouras para a limpeza de estradas e uma máquina que vai facilitar a abertura de vias de acesso e no parcelamento de terra.
Luís Munguambe, Presidente do Conselho Municipal da Manhiça, na ocasião da entrega das máquinas, disse estar feliz e confiante na sua equipe de trabalho.
Estou muito feliz e confiante na equipa jovem que comigo trabalha, mesmo com a pandemia e com a baixa renda que temos, estamos a fazer um trabalho árduo e excelente. Queremos minimizar o trabalho humano. Com este material não pretendemos tirar emprego a ninguém, apenas estamos a diminuir o esforço feito no campo” explicou Munguambe.
Falando dos trabalhos que a edilidade tem vindo a fazer em diversas áreas, o edil focou muito na agricultura, lamentando o facto de as chuvas que se fazem sentir nos últimos tempos ter devastado terras de produção e deixarem várias famílias na desgraça.
“ Na agricultura perdemos muito dinheiro e cerca de seis mil famílias ficaram lesadas. As culturas perdidas são as das zonas baixas mas, estamos a fazer o nosso melhor de forma a apoiarmos os lesados. Não é uma tarefa fácil e precisamos de investir algum valor” disse o edil.
Manhiça tem zonas que estão muito afectadas pelas chuvas onde a edilidade tem vindo a dar o seu melhor para a abertura de valas de drenagem que possam permitir com que as águas das chuvas sejam evacuadas para o rio. No que a nossa reportagem constatou no terreno, existem melhorias comparando com os primeiros dias das chuvas.
“Façam uso racional das máquinas” – Cristina Mafumo
A Administradora do Distrito da Manhiça na Província de Maputo, esteve na entrega das máquinas adquiridas pela Edilidade tendo ela aproveitado a ocasião para apelar ao uso responsável do equipamento.
“Este equipamento é de todos nós, vem para apoiar-nos no nosso trabalho e ajudar-nos a crescer. Estamos todos felizes e parabenizo o Conselho Municipal por um belo trabalho que tem vindo a fazer em prol do crescimento da nossa linda vila. Temos material para não deixarmos as principais vias sujas. Apelo o uso racional destas máquinas porque acredito que a sua aquisição não foi fácil” disse Mafumo.
Em outra abordagem, a Administradora deixou claro que o maior beneficiário são os munícipes. A mesma disse estar confiante no cumprimento do manifesto eleitoral de Munguambe.
Importa referir que a erosão está a colocar em risco algumas infra-estruturas privadas erguidas em frente ao Governo local. A equipa do edil dirigiu-se ao local para avaliar os danos e garantiu que brevemente vai intervir de modo a evitar danos piores no futuro.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.