São 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca encontradas numa fábrica, perto de Roma, na Itália, que poderiam estar em trânsito para o Reino Unido, disse esta quarta-feira o diário italiano “La Stampa“. A União Europeia, que acusa a farmacêutica de ser responsável pelo atraso na entrega de vacinas aos Estados-membros, ameaçou bloquear exportações da vacina AstraZeneca, pois esta mantém em dia o acordo com os britânicos.
Segundo escreve o Jornal Expresso nesta quinta-feira, é no seguimento dessa ameaça que a Comissão Europeia alertou as autoridades italianas para a fábrica onde estavam as quase 30 milhões de doses da vacina.
O assunto é sensível, pois a quantidade de doses encontradas, que se suspeita que pudesse estar em trânsito para fora do bloco europeu, corresponde a um número superior ao que já foi entregue pela farmacêutica à União Europeia, que deveria ter recebido 100 milhões de doses no primeiro trimestre de 2021. A UE recebeu menos de 17 milhões de doses, escreve o “New York Times”, que também relata a história
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.