COVID-19: MINEDH DIVULGA CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO DE ESCOLAS

COVID-19: MINEDH DIVULGA CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO DE ESCOLAS

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano divulgou nesta terça-feira e com efeitos imediatos, medidas a serem observadas com base nas orientações da  Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde de Moçambique para a interrupção de aulas e encerramento de estabelecimentos de ensino em Moçambique, decorrentes da ocorrência da Pandemia do COVID-19 que já matou mais de 8 mil pessoas em todo mundo.

O MINEDH aponta que todos gestores de instituições de ensino e formação, lares e centros internatos devem afixar cartas que promovam  lavagem das mãos nos locais estratégicos, garantirem a realização de acções de educação em saúde e higiene, outros hábitos saudáveis ​​por palestras, comunicação interpessoal, entre outras, sendo orientadas pelo diretor de turma e diretor de centros de saúde e lares.

Nas medidas o MINEDH acrescenta que é de vital importância que estes gestores assegurem a entoação do Hino Nacional escalando duas a três turmas, por turno, não devendo ultrapassar os 300 alunos, mantendo uma distância de pelo menos 1 metro, sendo que os restantes alunos permanecem nas salas de aulas.

COVID-19: MINEDH DIVULGA CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO DE ESCOLASPara o MINEDH em todos estabelecimentos de ensino deve-se garantir a não aglomeração de mais de 300 alunos no mesmo espaço físico (lanchonete, refeitório, ajuste, formatura) dentro do recinto escolar, bem como em lares e centros internos  e assegurar ou afastar, pelo menos, 1 metro de pessoas com sintomas de gripe ou constipação.

Para o transporte escolar o MINEDH recomenda com efeitos imediatos a não excedência da capacidade máxima dos meios, mantendo as janelas abertas para garantir a ventilação, desinfectar superfícies (maçanetas, corrimão, bancos, entre outros) do transporte escolar, de 1 em 1 hora com lixívia (Javel) (1 litro de água para meia colher de sopa de lixivia (Javel) ou álcool.

COVID-19: MINEDH DIVULGA CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO DE ESCOLAS

O ENCERRAMENTO DE AULAS OU INSTITUIÇÕES DE ENSINO E FORMAÇÃO, LARES E CENTROS deverá obedecer regras previamente estabelecidas pelo MINEDH devendo ser cumpridas sem excepções.

Todas instituições acima mencionadas deverão encerrar ou interromper o decurso normal das suas actividades se Identificarem um caso de COVID-19 em funcionários, aluno, formando ou outro membro da comunidade escolar que frequentou a instituição de ensino e formação, lar e centro internato nos últimos 21 dias que antecederam o diagnóstico.

Também serão encerradas colectivamente as instituições de ensino e treinamento, lares e centros internos pela entidade competente, em função da abrangência dos casos COVID-19.


Recordar que até ao momento não há nenhum caso confirmado de COVID-19 desde o pronunciamento do Chefe de Estado FILIPE NYUSI, “Até ao momento, não há confirmação de nenhum infectado pelo COVID-19, em Moçambique”. Nyusi falava assim à Nação a partir da Ponta Vermelha, na cidade de Maputo.

COVID-19: MINEDH DIVULGA CRITÉRIOS PARA ENCERRAMENTO DE ESCOLASNa sua comunicação, Filipe Nyusi apela aos moçambicanos a se manterem calmos e vigilantes, seguindo todas regras de higiene visando a protecção de todos. O Estadista Moçambicano anunciou que o Governo decidiu elevar o nível de alerta neste contexto em que o coronavírus tem chegado a vários cantos do mundo tendo revelado que Moçambique suspendeu todas as deslocações de Estado para o estrangeiro.

Todos os cidadãos provenientes de países com o COVID-19 terão de passar por uma quarentena obrigatória. A organização e participação em eventos que juntam mais de trezentas pessoas, no país, estão suspensos.

O Presidente da República disse que os moçambicanos não devem se agitar com falsas informações. Para o bem de todos, Nyusi quer que todos aguardem e confiem nas informações oficiais que continuarão a serem avançadas pelo Governo.

LEIA MAIS NESTE DOCUMENTO ANEXO:

Circular nº02
2.506

Comente aqui

Capa da Semana

Primeira Página em 60 Segundos - Jornal Visão Moçambique

Anuncie aqui – 872007240

PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
PUBLICIDADE E ANÚNCIOS
%d blogueiros gostam disto: