COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL | Jornal Visão

COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL

COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL

COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL – Na última quarta-feira, o Presidente da Câmara do Comércio de Moçambique Julião Dimande, falou do impacto que a economia de Moçambique sofreu após o surto do coronavírus.

A Câmara do Comércio de Moçambique mostrou estar ciente do impacto negativo que a pandemia causa ao tecido económico e empresarial nacional, tendo decidido lançar uma jornada de reflexão com os seus membros a nível nacional, visando avaliar o impacto real do Covid-19 em vários sectores e buscar propostas de soluções de modo a mitigar o problema.

COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL
Face a subida vertiginosa de óbitos e de novas infecções que ocorrem em todos os continentes com excessão de Moçambique que não tendo registado até ao momento nenhum caso confirmado, a CCM manifesta a sua profunda preocupação no evoluir desta tragédia planetária. A CCM vem publicamente expressar o seu total apoio às medidas de prevenção anunciadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

A CCM associa-se aos esforços que o Governo, instituições públicas e privadas, agremiações religiosas, políticas, sociedade civil em geral, tem estado a empreender, de modo a evitar a tendência crescente de casos de morte e de novas infecções. A CCM também saúda a decisão tomada pelo Banco de Moçambique em reduzir 150 pontos base dos coeficientes das reservas obrigatórias em moeda nacional e em moeda estrangeira, medida que vai libertar liquidez para o sistema bancário de modo a enfrentar os efeitos negativos desta pandemia.

COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL
Escritórios da Câmara do Comércio de Moçambique

A agremiação está igualmente a trabalhar com o ministério da Saúde e todas as instituições públicas e privadas afins, para a divulgação e capacitação sobre as medidas preventivas a serem tomadas pelos seus associados, tornando-os também em educadores sanitários, com a responsabilidade acrescida da contínua promoção de boas práticas.

Segundo o Presidente da CCM, o comércio em Moçambique está paralisado e neste momento o país não exporta nem importa devido a pandemia.

Desde que a China notificou esse problema as exportações efectivamente pararam, não porque não precisam dos nossos productos, é a condição em que o mundo está exposto, a doença colocou uma barreira nos nossos negócios” fala Dimande. A fonte acrescenta ainda que o país têm vários minerais e que normalmente por dia exportavam 100 camiões de grafite, entre outros, mas por causa da pandemia tudo está parado.

“Moçambique estava na fase da recuperação económica até de facto esse problema aparecer para colocar barreiras, quero neste momento chamar a consciência das fábricas que trabalhem com normalidade, mas devem proteger o factor Humano por conta da doença e espero recuperar as perdas que neste momento o país regista”, avançou Julião Dimande, lamentando o caos que a pandemia está a causar na economia nacional.

De realçar que, a Câmara de Comércio de Moçambique manifestou a sua total abertura e disponibilidade em colaborar com o Governo, associações económicas e empresariais de modo a desenhar medidas para reduzir o impacto macroeconómica do Covid-19 na economia nacional, e nas ligações empresariais com o exterior, de modo particular nas importações e exportações, como uma das suas principais atribuições.


COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL

 

Pessoas de diferentes países falam sobre como o coronavírus os afecta – Todo mundo tem uma única palavra nos lábios: coronavírus. Escolas, escritórios, cinemas e até cidades inteiras ao redor do mundo estão fechando para evitar grandes multidões. 

Os departamentos de saúde e serviços médicos informam constantemente os cidadãos sobre medidas de precaução. As principais regras que você deve se lembrar: evite locais públicos, lave bem as mãos e, se não se sentir bem, tiver febre alta e tosse começar, chame imediatamente um médico em casa. Até o momento, 114 pessoas com diagnóstico de coronavírus estão registadas na Rússia. Isso foi relatado Ontem 17 de Março pela vice-Primeira-ministra Tatyana Golikova.

 

 

Leia mais notícias:

COVID19: KLORO CANCELA CONCERTO DE LANÇAMENTO DE REVOLUÇÃO CULTURAL

 

Terceira morte por Covid-19 em Portugal. Há 785 infetados

Ajude-nos a crescer. Sua ajuda conta muito para nó
1.292

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “COVID19: CCM BUSCA PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA SALVAR A ECONOMIA NACIONAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Envie sua notícia ou informação pelo WhatsApp, é seguro e sigiloso. Pode confiar ou envie-nos um e-mail para redaccao@jornalvisaomoz.com

× REPÓRTER É VOCÊ. ESCREVA-NOS AGORA!
%d bloggers like this: