Um click para o muno das notícias! » Política » Daniel Chapo dirige cerimónia de abertura da Conferência Regional de África para a eleição de candidatos a deputados

Daniel Chapo dirige cerimónia de abertura da Conferência Regional de África para a eleição de candidatos a deputados

O Secretário-Geral Interino e Candidato Presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, dirigiu este Domingo, a cerimónia de abertura da Conferência Regional de África para a eleição de candidatos a deputados da Assembleia da República.

O encontro que decorre na Escola Central do Partido Frelimo, no município da Matola, província de Maputo, reúne 60 delegados que representam África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Eswatini, Malawi, Zâmbia e Quénia.

Intervindo na abertura da conferência, Daniel Chapo começou por saudar o Presidente da Frelimo e Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, pelos esforços empreendidos visando responder a todos os desafios actuais que Moçambique enfrenta, nomeadamente: os impactos da Covid-19, inundações e cheias, bem como o extremismo violento em Cabo Delgado.

Sobre a conferência Regional de África para a eleição de candidatos a deputados da Assembleia da República, o Secretário-Geral Interino e Candidato Presidencial da Frelimo, Daniel Chapo disse que esta é “uma oportunidade excepcional para os nossos camaradas na diáspora escolherem o seu representante na Assembleia da República em solo pátrio”.

Daniel Chapo agradeceu aos membros e colaboradores do Secretariado do Comité Central liderados por Alcinda de Abreu, Membro da Comissão Política, pela criação de todas as condições, em tempo recorde, para a conferência ter lugar nesta data.

“As conferências regionais são o culminar do trabalho desenvolvido a todos os níveis, nos órgãos do nosso partido Frelimo, para a eleição de dois deputados que devem representar a diáspora na Assembleia da República, neste caso, o círculo eleitoral da Europa, o círculo eleitoral de África aqui onde nós nos encontramos todos”.

 

Uma prova de maturidade e democracia interna

Daniel Chapo, Secretário-Geral Interino e Candidato Presidencial da Frelimo, para as eleições de 9 de Outubro próximo, realçou que a realização da conferência Regional de África para a eleição de candidatos a deputados da Assembleia da República movimenta centenas de membros do partido que residem no exterior e “é uma demonstração clara e inequívoca de que a democracia interna e é uma realidade”. Disse que a maturidade da Frelimo na gestão de processos eleitorais, internamente, é uma força motriz que preserva a confiança do povo moçambicano pelo glorioso partido libertador, inspirado nos ideais dos libertadores e fundadores da Nação moçambicana. “

As eleições internas da Frelimo “são o momento de exercício da democracia interna e de festa onde os órgãos do partido escolhem entre os membros aqueles que vão garantir a valorização dos princípios do partido na Assembleia da República” rematou.

O Secretário-Geral Interino e Candidato Presidencial da Frelimo, advertiu que a eleição “deve ser feita na base de selecção de camaradas por qualidade como ”dedicação, honestidade, responsabilidade, competência, prestígio, dignidade, integridade, que garantam a vitória da Frelimo e bom desempenho da bancada na Assembleia da República, sobretudo que sejam camaradas que levam os anseios e as preocupações dos camaradas da diáspora para a casa do povo”, disse Chapo.

O candidato Daniel Chapo diz que a Frelimo espera que desta conferência, “saiam candidatos a deputados e suplentes eleitos pela maioria e que estejam à altura dos desafios nacionais e globais, que tenham os interesses do povo moçambicano em primeiro lugar e Moçambique como a sua prioridade”.

As comunidades em Moçambique e no exterior “esperam que os candidatos a deputados da Assembleia da República sejam representantes das aspirações e sentimentos do povo moçambicano na casa do povo, sobretudo nos países africanos onde os nossos camaradas, nossos irmãos e nossas irmãs aqui presente vivem”.

Daniel Chapo não tem dúvidas que a conferência Regional de África para a eleição de candidatos a deputados da Assembleia da República conduz a vitória da Frelimo e do seu candidato nas próximas eleições.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Jornal Visão Moçambique. 2024 © Todos os direitos reservados.