Connect with us

Política

Daniel Chapo na 38ª Cimeira da União Africana

Daniel Chapo participou na 38ª Cimeira da União Africana, apelando à cooperação e criação de emprego para a juventude. Manteve encontros bilaterais com líderes, incluindo António Guterres, reforçando relações diplomáticas. Felicitou João Lourenço e destacou o compromisso de Moçambique com o diálogo pós-eleitoral e desenvolvimento sustentável.

Published

on

O de , , participa na 38ª Cimeira da União Africana, que decorre em Adis Abeba, Etiópia. No evento, Chapo manteve encontros bilaterais com diversos e internacionais, reforçando o de Moçambique com a cooperação continental e a criação de oportunidades para a juventude.

No seu , o Chefe de Estado começou por agradecer a recepção e felicitações recebidas dos seus homólogos, que saudaram a sua participação na cimeira e a recente . Chapo reconheceu a importância da missão de observação eleitoral da União Africana em Moçambique, destacando o diálogo que está a ser conduzido no no período pós-eleitoral.

Advertisement

“É fundamental estabelecermos estratégias eficazes para a criação de empregos, especialmente para a juventude”, afirmou o Presidente, apelando aos Estados-membros da União Africana para partilharem experiências nesta área.

Durante a cimeira, Daniel Chapo felicitou o Presidente angolano João Lourenço, que assumiu pela primeira vez a presidência rotativa da União Africana. Além disso, manteve encontros bilaterais com figuras de destaque, incluindo:

, Secretário-Geral das Nações Unidas, com quem discutiu temas de relevância internacional.
Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, explorando oportunidades de cooperação económica.
Samia Suluhu Hassan, Presidente da Tanzânia, com o objectivo de reforçar as relações diplomáticas entre os dois países.

Advertisement

A cimeira, que encerra neste domingo, tem entre os temas centrais a situação na República Democrática do Congo, além de questões ligadas à e desenvolvimento económico do continente.

Advertisement