O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, empossou o Comissário da Polícia Aquilasse Kapangula Manda como o novo Vice-Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM). A cerimónia, que ocorreu em Maputo a 12 de Fevereiro de 2025, também testemunhou o patenteamento de dois Primeiros-Adjuntos do Comissário da Polícia: Fabião Pedro Nhancololo e Gabriel Consolo Chea.
O novo Vice-Comandante-Geral é visto como o “braço direito” do Comandante-Geral da PRM, encarregado de garantir a manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas. O presidente Chapo destacou a importância da segurança pública como alicerce para uma sociedade justa e próspera.
Durante o discurso, o Presidente da República também frisou os desafios que o país enfrenta actualmente, incluindo, ataques armados de terroristas em Cabo Delgado, ataques com armas brancas na província da Zambézia, manifestações ilegais e violentas.
O Presidente desafiou o novo Vice-Comandante-Geral a liderar a PRM na resposta eficaz a estes males, enfatizando a importância da educação cívica e patriótica dos membros da polícia. O Presidente também pediu o regresso da Polícia às comunidades, colaboração entre entidades públicas e privadas, e a importância da ligação Polícia-Comunidade para a prevenção do crime.
Adicionalmente, o Presidente pediu para que a nova liderança da PRM oriente e supervisione a actividade dos estabelecimentos de ensino, e a actividade de inteligência e contra-inteligência policial.
Chapo instou os oficiais recém-promovidos a assumirem as suas novas posições com profissionalismo e dedicação, contribuindo para o desenvolvimento institucional e dos recursos humanos da polícia. A cerimónia terminou com um brinde à consolidação do Estado, à defesa da segurança pública, ao combate aos crimes de tráfico de drogas e raptos, e à saúde de todos.