De acordo com INE: Custo de vida ficará mais difícil

0
De acordo com INE: Custo de vida ficará mais difícil

A cidade de Quelimane continua a registar um aumento de nível geral de preços. Para o mês de Março em particular, registou uma inflação mensal na ordem de 2.37%, facto que pode ou esta a comprometer o bolso do cidadão.

Por: (Gabriel Alfinete)

Um documento vindo do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) na Zambézia, sobre o índice do preço do consumidor (IPC), indica que a divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas ditou tendência geral de preços, ao contribuir com cerca de 1,87 pontos percentuais (pp) positivos.

Ainda no mesmo documento da INE, a variação mensal por produto, destaca-se a subida dos preços do peixe seco em 9,3%, peixe fresco em 7,1%, óleo alimentar em 6,5%, carvão vegetal em 50,0%, da gasolina em 5,5%, feijão Nhemba 21,4%e do camarão seco em 14,8% que em conjunto concorreram para uma contribuição no total da variação mensal de cerca de 1,97pp positivos.

O mesmo dá mostras que durante o primeiro trimestre do ano em curso, a cidade de Quelimane registou um aumento do nível geral da variação acumulada na ordem de 4,20%. As divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de transporte, contribuíram para esta tendência com cerca de 3,22 pp e 0,45 pp positivos.

De referir que as divisões de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e de lazer, recreação e cultura, foram as que tiveram maior agravamento ao variarem com cerca de 14,06% e 10,53%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *